12/09/09 10h32

Alta é a 5ª maior entre principais economias

Folha de S. Paulo

O Brasil registrou o quinto maior avanço entre as 20 principais economias do planeta no segundo trimestre (período em que quase metade do PIB global voltou a crescer). Apesar de expressivo, o crescimento ficou abaixo dos registrados por Indonésia e Coreia do Sul que, a exemplo do Brasil, tiveram forte queda no quarto trimestre de 2008 -quando a crise se disseminou do mundo rico para os emergentes-, mas não entraram em recessão.

Além desses dois países, a Austrália e a Polônia evitaram o ciclo recessivo após contração nos últimos três meses de 2008. A China e a Índia (a terceira e a 12ª maiores economias globais, respectivamente) não entraram em recessão, mas não foram consideradas porque não fazem a comparação de um trimestre com os três meses imediatamente anteriores.

Turquia e Rússia também tiveram crescimentos maiores que o brasileiro, porém no caso deles é preciso fazer a ressalva que vinham de fortes tombos e apenas recuperaram uma parte das perdas anteriores. Para ter uma ideia do impacto dessas quedas, a Rússia cresceu pouco mais de 7% entre abril e junho na comparação com os três meses anteriores, mas teve um resultado 11% inferior ao do segundo trimestre de 2008. Por esse mesmo motivo, outros países menores tiveram resultados superiores ao brasileiro -por exemplo, Hong Kong e Lituânia. Assim, em uma lista de 36 países, a alta do PIB brasileiro é a 13ª maior. Para a OCDE (que reúne 30 dos maiores PIBs globais), a economia mundial em julho deu sinais mais fortes de recuperação. O Brasil, diz, ainda não entrou no ciclo positivo, mas parece estar mais perto.