07/07/08 15h10

Alstom na disputa pelo trem de alta velocidade no Brasil

Valor Econômico - 07/07/2008

Uma equipe do governo brasileiro deverá ir à França entre os dias 21 e 28 de julho para conhecer o trem de alta velocidade, fabricado naquele país pela multinacional Alstom. A informação foi dada na sexta-feira pelo presidente mundial da Alstom, Patrick Kron, que visitou o país para fechar contratos com o Metrô de São Paulo e com a brasileira Bardella e também para defender a empresa de acusações. Kron disse que o governo brasileiro já visitou fabricantes de trens de alta velocidade no Japão, Alemanha, Itália e Espanha. "Espero que venham rápido até a França. Somos líderes em trens de alta velocidade", afirmou o presidente francês, ressaltando que não gostaria que as investigações prejudicassem a participação da Alstom no processo de concorrência do trem-bala no Brasil. O trem de alta velocidade brasileiro deverá ligar as cidades do Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas, com ligações para os aeroportos internacionais Tom Jobim (Rio), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). A obra, que deverá ter cerca de 550 quilômetros de extensão, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está orçada em US$ 9 bilhões. A Alstom tem grande interesse na obra, que deverá ter seu trajeto divulgado até o fim de agosto e cuja licitação está prevista para o início do próximo ano. A empresa se declara a líder na indústria ferroviária de alta velocidade no mundo. Desde que lançou o primeiro TGV, em 1981, a companhia francesa vendeu 640 trens que superam os 300 quilômetros por hora. Ramon Fondevila, diretor geral de transportes da Alstom Brasil, acredita que o governo brasileiro deverá licitar primeiro o trecho São Paulo/Campinas, até o fim deste ano, e depois Rio/São Paulo (com paradas previstas em Resende, São José dos Campos e Luz e um ramal para o aeroporto de Guarulhos), no primeiro semestre do próximo ano. Representantes da Alstom acreditam que uma das vantagens do grupo francês sobre boa parte de seus concorrentes é sua tecnologia de trens. A companhia já lançou o AGV, quarta geração de trens de altíssima velocidade, que não tem locomotiva e é movido por motores em todos os vagões. A velocidade comercial do AGV é de 360 km/h, enquanto o TGV (que tem locomotiva) opera entre 300 e 330 km/h.