26/07/07 11h08

Alojamento de aves cresce 14% e bate recorde no país

Valor Econômico - 26/07/2007

No primeiro semestre deste ano, o alojamento de pintos de corte no país atingiu o recorde de 2,501 bilhões de cabeças, 14% mais do que em igual período de 2006 - quando ficaram em 2,192 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco). Para o secretário-executivo da Apinco, José Carlos Godoy, o que ocorreu foi uma recuperação da produção. Ele observa que no primeiro semestre de 2005, o alojamento no país já havia alcançado 2,450 bilhões de pintos. Contudo, a gripe aviária em países da Europa e da Ásia, que reduziu as exportações brasileiras de carne de frango, afetou a produção do país em 2006, acrescenta. Mas a maior demanda externa e também no mercado interno atualmente sustentam o crescimento do semestre, diz o secretário. E a expectativa é de que o setor, que já trabalha acima da capacidade instalada, tenha produção recorde no ano, com alta de 4% a 5% sobre os 4,576 bilhões de 2006. Segundo Godoy, o aumento poderia ser maior - tendo como base a média da produção no segundo semestre nos últimos 10 anos, de 7%, - não fosse a queda de produtividade vista em algumas granjas. A produção de carne de frango no semestre também foi recorde, segundo a Apinco, alcançando 4,969 milhões de toneladas, aumento de 8,73% ante o mesmo intervalo do ano passado. Com essa produção e uma exportação também recorde no período, de 1,543 milhão de toneladas de carne de frango (24,4% de aumento), a disponibilidade interna do produto foi de 3,429 milhões de toneladas, 3% de alta no período.