04/08/08 15h15

Alliance Boots compra 25% da Athos Farma

Valor Econômico – 04/08/2008

A Alliance Boots, uma das grandes redes de distribuição e de varejo de medicamentos da Europa, adquiriu 25% do controle da Athos Farma, a quarta maior distribuidora de remédios do país, controlada pela família Dias. O negócio, que deve ser anunciado oficialmente hoje, indica o despertar do capital estrangeiro por um segmento em franca expansão - previsão de crescimento de 7% a 10% nos próximos cinco anos - combinado com um movimento de consolidação das vendas de medicamentos por intermédio de distribuidores. O mercado brasileiro de distribuição de medicamentos movimentou R$ 23,2 bilhões (US$ 12 bilhões) no ano passado, e vem passando por uma fase de concentração em um número menor de distribuidores. Do total de vendas, cerca de 55% delas, segundo estimativas, estão nas mãos das empresas Santa Cruz, Panarello, Profarma e Athos. A maioria das distribuidoras de medicamentos possui controle familiar e são empresas de capital fechado - exceção feita à Profarma, que captou cerca de R$ 350 milhões (US$ 160,8 milhões) por meio de uma oferta pública de ações ocorrida em outubro de 2006. A empresa vendeu 49% de seus papéis no mercado. A aquisição da fatia acionária envolve apenas acordos no segmento de distribuição de medicamentos - excluindo, portanto, o ingresso da rede de varejo Boots no país. A transação deve ser concluída no fim do ano. Luciana Dias, presidente da Athos Farma, disse que a intenção é oferecer serviços à indústria nas áreas de compras, vendas e logística. A distribuidora, cujo foco de atuação era maior nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, completou recentemente sua abrangência nacional. Ao concluir neste ano a compra da ANB Farma, de Curitiba, a distribuidora passou a atender a região Sul. Além da maior amplitude, a Athos reforçou sua atuação no interior de São Paulo com um abertura de um novo centro de distribuição (CD) com 4,5 mil m2 em Ribeirão Preto e outro no Rio de Janeiro, com 6,5 mil m2. Há planos ainda de abertura de um segundo CD na capital paulista. A equipe de vendas em São Paulo, que tinha 60 pessoas, será ampliada ainda em agosto para 190 representantes. Além de medicamentos, a empresa também prevê ingressar no segmento de distribuição de produtos de higiene e beleza, além de ampliar o foco na venda de produtos hospitalares.