14/05/08 10h45

ALL vira o jogo com carga recorde

Gazeta Mercantil - 14/05/2008

Com aumento de recorde 18% no volume transportado no primeiro trimestre, a América Latina Logística (ALL) registrou lucro de R$ 22 milhões (US$ 13,3 milhões), revertendo o prejuízo de R$ 19,2 milhões (US$ 9,95 milhões) registrado no ano anterior. A receita bruta da ALL em 2008 subiu 18,8%, atingindo R$ 580 milhões (US$ 351,5 milhões). O diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, Sérgio Pedreiro, disse que além do crescimento do volume transportado a companhia apresentou também melhora na eficiência operacional, principalmente na malha da antiga Brasil Ferrovias. "No período tivemos aumento da produtividade de 4%, muito em função dos investimentos realizados no trecho da Brasil Ferrovias, principalmente em São Paulo", disse Pedreiro. Na antiga Fepasa, havia até trilhos de 1940, data do início da ferrovia. No primeiro trimestre o volume transportado foi de 7 bilhões de toneladas por quilômetro-útil (TKU), crescimento de 18% no comparativo com o mesmo período do ano passado. No resultado consolidado, incluindo as operações na Argentina, o crescimento foi de 14% em volume consolidado, para 7,9 bilhões de TKUs. "O aumento da safra também proporcionou essa elevação e manteve a participação do transporte de grãos no movimento da ALL", ressaltou. Hoje, a área de industrializados eqüivale a 30% do transporte total da companhia contra 70% do transporte de grãos.