25/02/08 12h03

ALL investirá até US$ 398 milhões em 2008

Valor Econômico - 25/02/2008

A ALL - América Latina Logística, com operação no Brasil e Argentina numa malha de 21 mil km de trilhos, fará neste ano seu maior programa de investimentos. Está previsto desembolso de até R$ 700 milhões (US$ 398 milhões). A maior parte desse valor será destinada às ferrovias no Brasil. O dinheiro será usado para reforçar a frota de locomotivas, que já passa de mil máquinas, para reforma e recuperação de vagões antigos e aquisição de novos e na modernização das linhas, principalmente de trechos da antiga Brasil Ferrovias, adquirida em maio de 2006. A oferta de cargas cresce a cada ano e a perspectiva para 2008 é ainda mais promissora, avalia a concessionária. Neste ano, a previsão é que a carga a ser transporta pela ALL suba entre 12% e 14% sobre o volume de 2007, com maior ganho de participação no porto de Santos. No passado, os números que serão publicados até o fim do mês deverão mostrar uma expansão acima de 10% no volume transportado. A ALL praticamente dobrou de tamanho desde a aquisição dos ativos do grupo Brasil Ferrovias, numa operação de troca de ações e assunção de dívidas. O total transportado já bate na casa de 40 milhões de toneladas anuais, com peso forte de grãos. Ao absorver os trilhos da Ferronorte (em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), interligada à Ferroban (em São Paulo) e Novoeste (São Paulo e Mato Grosso do Sul), a ALL obteve acesso ao porto de Santos. Essa malha carrega cargas do Centro-Oeste e São Paulo. Além da incorporação de pelo menos 50 novas locomotivas à frota, a ALL encomendou 250 vagões-tanque para transporte de combustível e álcool nos trilhos da Ferroban e Ferronorte fez a importação de 30 mil toneladas de trilhos para renovação de 500 km de linhas da Ferroban. Apenas em álcool o objetivo é triplicar a carga neste ano, com cargas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O executivo da empresa explica que em mais dois anos, dentro do plano de aquisição, a malha que foi incorporada da Brasil Ferrovias estará completamente integrada no padrão ALL, inclusive com todas locomotivas e vagões exibindo o vermelho que marca a ferrovia. A ALL abriu capital em 2004 e mais de 60% de suas ações estão pulverizadas na bolsa. "Todos os indicadores operacionais já melhoraram. Na antiga Novoeste, o volume já duplicou, e no Mato Grosso e São Paulo estamos avançando com a conquista de novas cargas", diz. Apenas no acordo firmado com a Votorantim Celulose e Papel (VCP) serão investidos em torno de R$ 300 milhões (US$ 170,5 milhões) num trecho de 450 km de Três Lagoas (MS) a Bauru (SP). Isso garantiu contrato de 20 anos para transportar 1,3 milhão de toneladas de celulose a ser produzida na nova fábrica da VCP em Três Lagoas a partir de 2009.