21/12/10 11h02

ALL cria empresa para entrar na disputa pelo mercado de contêineres

O Estado de S. Paulo

A América Latina Logística (ALL), maior companhia ferroviária do Brasil, anunciou ontem a criação de uma nova operadora logística para atuar no setor de contêineres. A empresa, chamada de Brado Logística, nasceu da fusão com a Standard, uma companhia especializada em transportes de cargas frigorificadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A nova operadora será independente da gestão e administração da ALL, que tem 21,3 mil km de ferrovias. A empresa vai assumir a gestão dos terminais de contêineres de Porto Alegre, Uruguaiana (RS), Araucária (PR) e Tatuí (SP). Também ficará responsável pelos contratos de transporte de contêineres assinados com a ALL.

Além disso, a Brado contará com a infraestrutura da Standard Logística, que está presente em São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Tem cinco terminais intermodais, cinco complexos logísticos de cargas frigorificadas e um porto seco no interior paulista. Antes da fusão, Standard e ALL já haviam firmado parcerias em cinco terminais intermodais rodoferroviários. Dois deles escoavam a produção de indústrias para o Porto de Paranaguá (PR), dois para o Porto de Rio Grande (RS) e um para Santos (SP). Juntos, os terminais movimentavam uma média mensal de 3 mil contêineres.

Com a fusão, a nova empresa terá R$ 1,5 bilhão (US$ 882,4 milhões) em ativos. Nos primeiros cinco anos, vai investir R$ 1 bilhão (US$ 588,2 milhões) em vagões e locomotivas, que serão destinados às rotas com potenciais cargas de contêineres. Os recursos também serão aplicados em melhorias e ajustes da via permanente da malha ferroviária. A Brado será responsável por um projeto pioneiro no Brasil, que é o transporte de vagões Double Stack (dois contêineres empilhados um sobre o outro).

A nova operadora não só fará o transporte, como vai oferecer uma série de serviços para os clientes, desde a fábrica até o porto ou centro consumidor - ou vice-versa. Com a estrutura que passa a ter, a Brado pretende atrair clientes de médio e pequeno porte, que hoje estão à margem do transporte ferroviário. Um dos principais objetivos da empresa é conseguir abocanhar até 50% de toda movimentação de contêineres dos portos onde a ALL atua hoje - Santos, Paranaguá, São Francisco (SC), Rio Grande e o porto seco de Uruguaiana. Segundo a concessionária, o mercado total na sua área de atuação é de aproximadamente 2,6 milhões de contêineres por ano. A participação da ALL nesse mercado é de apenas 2%.