30/06/10 10h31

ALL aumenta em dez vezes carga de areia em São Paulo

Valor Econômico

Em um espaço de apenas dois anos a ALL deve multiplicar por mais de dez vezes o volume de areia de construção civil transportado por sua malha ferroviária no Estado de São Paulo. Quando o serviço foi lançado em 2008, a ALL carregou no ano 100 mil toneladas de areia entre a região de Botucatu, no interior do Estado, e a capital paulista. Com novos contratos fechados com grandes fornecedores do produto, a ALL espera fechar o ano com uma carga de 115 mil toneladas ao mês - ou seja, quase 1,4 milhão toneladas de areia ao ano.

A ALL acabou de fechar um contrato com um dos principais fornecedores de areia para a indústria da construção civil da grande São Paulo, a Pedrasil, que representará sozinho um volume de carga de 50 mil toneladas ao mês até o fim do ano. No fim de 2009, a ALL havia fechado outro contrato, de 25 mil toneladas, com outro grande produtor, a Minemix. Segundo Alexandre Biller, coordenador de projetos da ALL, o contrato com a Pedrasil deve ser ampliado até 2011 e atingir 100 mil toneladas, e estão sendo negociados novos compromissos com a Minemix e com outro concorrente, a AB Areias. Na sua projeção, ainda este ano a empresa pode chegar à carga de 115 mil toneladas mensais.

Alexandre Biller, da ALL, diz que a empresa começa também a fazer contatos com produtores de brita, outro insumo importante da construção civil, e espera fechar outros contratos. Até hoje a carga da ALL na área de construção civil era restrita à produção de cimento, atendendo o transporte de insumos e produto acabado para os grandes fabricantes instalados em São Paulo - Votorantim, Cimpor e Cimento Cauê, da Camargo Corrêa. Por enquanto, a nova carga de areia terá um peso limitado na carteira da ALL - os 115 mil toneladas ao mês representam pouco mais de 20% do que é transportado na rubrica construção civil da empresa.