04/08/08 15h14

Aliansce prepara captação de US$ 254,8 milhões

Valor Econômico – 04/08/2008

A decisão da General Growth Properties (GGP), segunda maior proprietária de shopping centers dos Estados Unidos, de desacelerar seus investimentos devido à retração do mercado americano não deve afetar os planos de expansão no Brasil da Aliansce, da qual detém 49% do controle. Além de manter os investimentos de R$ 640 milhões (US$ 407,6 milhões) previstos até 2009, a empresa brasileira, que controla e administra 18 shopping centers em seis estados, prepara uma captação de R$ 400 milhões (US$ 254,8 milhões), em duas tranches a serem efetuadas em breve. "A GGP reconhece a diferença de momento dos mercados emergentes e dos mais desenvolvidos, que já dão sinais de saturação, mantendo interesse naqueles que ainda têm potencial de crescimento como o Brasil", diz Renato Rique, presidente do conselho e um dos acionistas da Aliansce, com participação acionária de 25%. "Será uma captação inovadora, em fase final de estruturação", disse Rique, sem dar mais detalhes. Ele preferiu não detalhar a captação, a cargo de dois bancos. Do total dos investimentos previstos, R$ 400 milhões (US$ 254,8 milhões) estão sendo aportados neste ano para a abertura de quatro novos shopping centers, localizados em Duque de Caxias (RJ), Belém (PA), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O de Duque de Caxias (RJ) deve ser inaugurado em outubro, com 176 lojas. Para o início do próximo ano, está programada a inauguração dos shoppings de Brasília (150 lojas) e de Belém (250 lojas). O de Belo Horizonte, o Boulevard Shopping, terá seu lançamento comercial nesta terça-feira, com previsão de abertura no final do ano. Assim como em outros empreendimentos do grupo, o Boulevard Shopping terá seu controle compartilhado com investidores. Uma fatia de 70% ficará com a Aliansce e os 30% restantes caberão ao grupo mineiro NRG. Em 2009, a Aliansce planeja investir mais R$ 240 milhões (US$ 152,9 milhões), sendo que parte desses recursos vai ser direcionada para dar início à construção de um shopping em Maceió (AL), em conjunto com o grupo Multiplan. Também está prevista a renovação do shoping Santa Úrsula, localizado em Ribeirão Preto (SP), que foi adquirido também em parceria com o Multiplan. Além disso, os investimentos contemplam uma série de expansões pontuais nas demais unidades. Com as expansões em curso e as previstas, a receita operacional, prevista em R$ 140 milhões (US$ 89,2 milhões) neste ano, subirá para R$ 164 milhões (US$ 104,5 milhões) em 2009.