23/10/15 14h31

Alemanha é um dos principais destinos das exportações

Estudo aponta o país como um dos principais destinos das exportações para o setor coureiro calçadista brasileiro

Apex-Brasil

O núcleo de Inteligência Competitiva da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em conjunto com o Footwear Components by Brasil – projeto promovido juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – realizaram o estudo de oportunidades para o mercado alvo da Alemanha, estruturado por produtos de Moda, Tecnologia e Químicos para Couro. A análise aponta que, atualmente, a Alemanha é um dos principais destinos das exportações brasileiras de materiais para o setor coureiro calçadista, responsável por importar no primeiro semestre de 2015 US$ 34 milhões – o equivalente a 7,8% de participação do total exportado pelo Brasil.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), dentre os principais segmentos adquiridos pelo mercado alemão estão cabedal (78,1%); palmilha (6,1%); produtos químicos para calçado (5,5%) e outros (10,3%).

O estudo oferece às empresas do setor coureiro calçadista – sejam elas associadas, participantes do FC by Brasil ou público em geral – subsídios que permitem aumentar sua participação nos mercados interno e externo. Entre os tópicos abordados são citados Dados Econômicos Gerais e Localização; Cenário Econômico: previsão do PIB, taxa de desemprego, inflação, balança comercial; Infraestrutura e Logística; Ambiente de Negócios: facilidade de fazer negócios, produção e consumo de energia; Análise Setorial: Comércio exterior de calçados, produção de calçados, número de empresas, empregados, consumo; Comércio Exterior: Oportunidades de agregação de valor e Market share para as verticais de Moda e Tecnologia; Conclusões e Recomendações; Ações Promocionais e Contatos Institucionais.

Para mais informações sobre o estudo, entre em contato pelo email [email protected].

A+A 2015

Visando aproveitar as oportunidade do mercado alemão, de 27 a 30 de outubro as indústrias do setor de materiais para calçados, couros e artefatos participarão da feira A+A 2015, na Alemanha – especializada em segurança no trabalho, medicina no trabalho, roupas protetoras, aparelhos medicinais, serviço de salva-vidas, auxilio em acidentes. Segundo o consultor belga Filip Lietaer, a Alemanha responde por 39% de todos os calçados de segurança fabricados no mundo.


O Footwear Components by Brasil

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de materiais para a indústria coureiro calçadista interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 170 empresas, do projeto Footwear Components by Brasil, realizado pela Assintecal e a Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

Podem participar empresas nacionais de materiais com foco no setor coureiro calçadista, que estejam estruturadas ou se estruturando e que almejam iniciar ou aprimorar o processo de exportação. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de maturidade exportadora, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail [email protected] ou visite o site http://www.fcbybrasil.com/

Sobre a Assintecal
www.assintecal.org.br
A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com cerca de 300 associados, mas responde por um setor que congrega mais de 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).