29/05/23 15h57

Além do tapete vermelho

CNN

por Marilia Marton - Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Um dos mais prestigiados eventos do audiovisual no mundo, o Festival de Cannes atrai anualmente investidores e distribuidores em busca de novas produções, impulsionando o mercado cinematográfico e estimulando a economia do setor.

Muito além do glamour dos artistas no tapete vermelho, o festival reverbera em esferas econômicas: trata-se de uma vitrine de negócios.

O Estado de São Paulo, que desponta como um dos principais centros da indústria audiovisual no Brasil, gerando mais de 200 mil empregos diretos e 250 mil indiretos e movimentando R$ 20 bilhões, não poderia deixar de marcar presença em Cannes.

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa, em colaboração com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, e a Secretaria de Negócios Internacionais, liderou este ano a participação de dez empresas paulistas no Festival, conectando produtores e investidores, cultura e economia.

Criado para promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimentos estrangeiros para o Estado, o programa CreativeSP levou, em sua terceira missão a Cannes, projeções de dez empresas paulistas, entre as quais Vitrine Filmes, Punta Colorada Produções Audiovisuais e Lira Filmes.

Juntas, são responsáveis pela geração de R$ 147 milhões em negócios, quase 30 vezes o valor do orçamento do programa para 2022. Ou seja, esse aporte do Estado efetivamente movimenta a economia de São Paulo.

O Festival de Cannes oferece um ambiente propício para a troca de experiências, networking e divulgação de produções audiovisuais. Um dia inteiro foi dedicado à São Paulo, o SP Day, em estande conjunto com o Cinema do Brasil, parceiro do Governo paulista no CreativeSP.

Além dos produtores, diretores e empresas internacionais que puderam se conectar e conhecer a produção nacional, participar de conversas e workshops, abrindo caminho para a internacionalização e conquista de novos mercados, também participaram dentro do stand o Ministério da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil). Vale lembrar que o cinema brasileiro já foi laureado com 15 premiações do Festival desde sua criação, em 1946.

Ponto de encontro e celebração da arte, cultura e criatividade, o Festival de Cannes valoriza o cinema e alavanca a produção audiovisual em todo o mundo. A participação das empresas paulistas levadas pelo Governo de São Paulo é estratégica para a economia e para o desenvolvimento do setor não só no Estado, mas em todo o país.

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/forum-opiniao/alem-do-tapete-vermelho/