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Alcoa e CBA investem em produtos para construção

Gazeta Mercantil - 29/08/2008

O bom desempenho da construção civil está fazendo as fabricantes de perfis de alumínio investirem na expansão da capacidade e em novas linhas de produtos, com destaque para o segmento de alto padrão. A Alcoa, por exemplo, lançou semana passada uma linha de esquadrias assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake. Já a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está investindo US$ 161 milhões em uma nova unidade de extrusão, que contará com uma linha de acabamento especial para dar ao alumínio um leque de cores além dos tradicionais fosco, champanhe, bronze e preto, contemplará também o vinho, cinza escuro, verde, azul e o "aço inox". A Única, como foi chamada a nova linha da Alcoa, recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão (US$ 955,4 mil) e, de acordo com o diretor de extrudados da companhia, Luís Augusto Barbosa, a empresa deve gastar pelo menos o mesmo montante na divulgação do produto. Além disso, a empresa está ampliando a capacidade produtiva em 35%, projeto que deve ser concluído em 2011. "O mercado da construção civil está muito aquecido, e para atender a demanda vamos expandir nossa capacidade na fábrica de Tubarão em 60%", afirmou Barbosa, sem detalhar valores ou volumes. "Mas como esse projeto só fica pronto em 2011 no meio tempo religaremos um equipamento na fábrica de ferramentaria de Sorocaba (SP), o que nos garantirá expansão de 15% durante este período", acrescentou. A Alcoa possui quatro fábricas de extrudados no Brasil: Tubarão (SC), Itapissuma (PE), Sorocaba (SP) e Santo André (SP). O País é um dos poucos em que a companhia possui a divisão. Na maior parte do mundo, a área foi vendida. No Brasil, a divisão responde por 15% do faturamento da companhia, que produz 96 mil toneladas de alumínio primário. O faturamento global da empresa é de US$ 30,7 bilhões. A CBA também está investindo em expansão. A empresa, que pode produzir até 40 mil toneladas de extrudados, deve ampliar em quase 50% a capacidade, para 78 mil toneladas, o que exigiu investimentos em uma nova área física, de 32 mil metros quadrados, integrada à fábrica de Alumínio (SP). O projeto, que começará a operar no primeiro trimestre do ano que vem, incluirá, além da nova linha de produção de perfis, a primeira linha de pintura da empresa e uma outra de anodização (processo de acabamento) que contará com tecnologia italiana de coloração do produto diferenciada em relação à simples pintura pois dá maior durabilidade à cor.