Alckmin incentiva exportações no evento Agenda Externa do Brasil
Governador pediu ao presidente da Investe SP, Juan Quirós, ampliação do Programa SP Export
Investe São PauloO governador Geraldo Alckmin determinou ao presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, a ampliação do Programa de Incentivo às Exportações, o SP Export, lançado pela Agência em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que já está em andamento em todo o Estado de São Paulo. A conversa aconteceu durante a abertura do Seminário A Agenda Externa do Brasil – Comércio Clima e Energia, promovido pelo Instituto de Relações Internacionais & Comércio Exterior (IRICE), nesta terça-feira, 5 de abril, no Millenium Office Park, em São Paulo.
O evento reuniu lideranças empresariais, especialistas da academia e associações de exportadores preocupados com a necessidade da retomada do crescimento e da busca do mercado externo como uma das saídas para o período de dificuldades que o País atravessa. Na abertura, o governador ressaltou as potencialidades do Estado de São Paulo e incentivou o setor a trabalhar ainda mais forte.
Juan Quirós lembrou que o SP Export já realizou um grande evento em Campinas, quando foi criado o sistema de atendimento chamado Poupatempo do Exportador, que facilita a vida dos empresários que pretendem ingressar no mundo das exportações. O próximo evento do programa será dia 8 de abril, em Sorocaba. Também estão agendados atendimentos em Ribeirão Preto, Franca e todas as principais cidades do Estado.
Dentro do mesmo programa, serão realizados eventos de divulgação dos produtos paulistas no exterior, como o agendado para junho na Colômbia e no Peru. De 10 a 14 de abril, será realizada uma missão com o mesmo objetivo nos Emirados Árabes. Para Quirós, o incentivo do governador permitirá que São Paulo se posicione de uma forma mais protagonista nos cenários nacional e internacional.
No evento do IRICE, compareceram expoentes do mercado e das relações internacionais, como Emerson Capaz e Rubens Barbosa. Foram abordados temas como a Política do Brasil em Relação à Mudança Climática (Tasso Azevedo); as Implicações do Acordo de Paris (Marco Antônio Caminha); a Política Energética Brasileira (David Zylbersztjan) e a Geopolítica e Geoeconomia das Fontes Renováveis e Não-Renováveis de Energia (Adriano Pires).