06/01/09 10h44

Águas devem sustentar expansão da Soproval

Gazeta Mercantil - 06/01/2009

O intenso movimento no mercado de águas minerais e sucos, que cresceu quase 10% no último ano, mantém os ânimos da Soproval para 2009. Especilizada em embalagens plásticas do tipo PET para líquidos, a empresa possui as estimativas de crescimento entre 6% e 8% para este ano. Com uma fábrica localizada em Valinhos, no interior de São Paulo, e o conhecimento de mais de 20 anos nesse mercado, a companhia conseguiu elevar a produção em 15% no último ano, atingindo uma capacidade de 150 mil garrafas por dia. A expansão foi fruto de um investimento feito em 2008 equivalente a 18% do faturamento. Mesmo sem revelar os valores, o diretor comercial da Soproval, Sergio Monteiro, disse que a direção da empresa deve se reunir em fevereiro para avaliar novos investimentos já para 2009. Ele citou a compra da empresa Santa Bárbara pela Nestlé e a entrada da Danone no segmento de águas. Com a operação, a Nestlé fortaleceu a presença em São Paulo, o principal mercado do País no segmento, representando aproximadamente 57% do mercado total de águas engarrafadas. A Nestlé Waters, divisão de águas da multinacional, é líder mundial em águas engarrafadas, com 19,2% de participação, e está presente em 130 países. No Brasil, são comercializadas as marcas Nestlé Aquarel, Petrópolis, São Lourenço, Perrier, S.Pellegrino e Acqua Panna, sendo as três últimas importadas De acordo com dados do instituto de pesquisas Nielsen, houve um crescimento de 26,67% no mercado de águas minerais entre 2003 e 2007. A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (Abir) informou que o segmento pulou de 1,5 bilhão de litros registrados em 1995 para 6,6 bilhões em 2007. "Nós acreditamos que a demanda deve continuar firme, especialmente nesse segmento de águas e sucos, baseada exatamente em cima desses números", acrescentou Monteiro.