04/03/22 12h14

Agricultores de Americana serão beneficiados com a reabertura da Casa da Agricultura

Espaço estava fechado há mais de 20 anos e irá disponibilizar serviços para os cerca de 180 agricultores do município

O Liberal

Fechada há mais de 20 anos, a Casa da Agricultura de Americana foi reinaugurada nesta quinta-feira (3) e irá beneficiar os agricultores da cidade. Com a reabertura, a proposta é ampliar os serviços a esse público com a disponibilização de crédito e formação técnica rural. 

O espaço funciona na Rua dos Estudantes, 292, Vila Cordenonsi, e é uma realização da prefeitura em parceria com o Governo do Estado, por meio do CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). 

De acordo com o engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura, Sérgio Diehl, o município e o Estado reconheceram a presença dos agricultores no município e voltaram os olhos para o setor. 

“Americana é diferente das demais cidades, ela possui quase 100% de área urbana e por isso os serviços estavam desativados há mais de 20 anos, mas o Estado percebeu o grande número de agricultores e retomou o serviço”, pontua Diehl. 

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Americana, Fábio Renato de Oliveira, são aproximadamente 180 agricultores cadastrados no município, cultivando em 20 hectares de terrenos da prefeitura, além de mais 12 hectares entre espaços particulares e linhão de energia, onde acontece o plantio de hortas, por exemplo. 

Para Fábio, a Casa da Agricultura será um agente facilitador para a liberação de empréstimos, abertura de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e assistência técnica para os agricultores, que será disponibilizada por engenheiros agrônomos. 

Morador do Antônio Zanaga, o agricultor Matheus Pratis, de 79 anos, é um dos que será favorecido pelo programa. Ele tem uma horta em uma área da CPFL há mais de 40 anos e vê com bons olhos a iniciativa. 

“A gente precisa da lavoura e com a Casa da Agricultura teremos variedades de produtos e claro, os valores vão favorecer os agricultores”, relata o produtor. 

Moradora do Assentamento Milton Santos e dirigente estadual do MST (Movimento dos Sem Terra), Eunice Pimenta, de 58 anos, relata que a ação representa um grande avanço para a comunidade e, com isso, vê a possibilidade de ampliação da agricultura produzida pelo grupo. 

“A assistência técnica é fundamental, antes quem dava era o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), mas infelizmente está um tanto quanto sucateado. Agora com o auxílio podemos pensar em aumentar a produção do Assentamento”, afirma Eunice. 

O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges (MDB). 

fonte: https://liberal.com.br/cidades/americana/agricultores-de-americana-serao-beneficiados-com-a-reabertura-da-casa-da-agricultura-1723765/