19/10/09 11h35

Agre nasce com um banco de terrenos calculado em US$ 11 bi

DCI

A empresa Agre Empreendimentos Imobiliários (Agre), incorporação da Agra, Abyara e da Klabin Segall, acaba de nascer oficialmente, e grande. Com capitalização de R$ 2,6 bilhões (US$ 1,5 bilhão), patrimônio líquido de R$ 1,8 bilhão (US$ 1,1 bilhão) e landbank (banco de terrenos) de R$ 19 bilhões (US$ 11 bilhões), a Agre surgiu após a aprovação da incorporação pelos acionistas das três empresas, na sexta-feira (16). Luiz Roberto Horst Silveira Pinto foi eleito presidente do Conselho de Administração e chefe executivo da Agre e Ricardo Setton, chefe financeiro, em reunião que também definiu os membros do conselho administrativo da nova empresa.

A Veremonte, acionista da Agre, controlada por Enrique Bañuelos, não deve atuar na gestão da empresa, apesar de reiterar apoio ao conselho administrativo eleito. Segundo comunicado divulgado na última sexta-feira, Luiz Roberto Horst Silveira Pinto "exercerá de forma discricionária o direito de voto da Veremonte nas assembléias da Agre" enquanto a Veremonte mantiver ações da Agre, desde que mantida a atual administração da companhia.

Outra empresa do setor, a Rodobens Negócios Imobiliários S.A., viu mais de 70% dos imóveis vendidos no terceiro trimestre do ano atender ao programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" (MCMV). Segundo balanço divulgado na última sexta-feira, 70,5% das amais de 2,4 mil unidades que a empresa vendeu entre os meses de julho e setembro, enquadram-se no programa do governo. Segundo balanço apresentado pela empresa, que ainda deve ser revisado por auditoria externa, o VGV total no trimestre foi de R$ 203 milhões (US$ 118 milhões). As vendas contratadas somaram R$ 150 milhões (US$ 87,2 milhões).

O montante líquido de cancelamentos cresceu 6% em relação ao trimestre anterior. Entretanto, no comparativo de 12 meses, ou seja, em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 46% dos cancelamentos. As vendas contratadas no acumulado do ano somaram R$ 380 milhões (US$ 221 milhões), ao passo que os cancelamentos tiveram contração de 15% na comparação com o acumulado dos nove primeiros meses de 2008. Já a velocidade das vendas, pelo critério VSO (vendas sobre oferta) trimestral, se manteve em 24%, o mesmo valor registrado no segundo semestre do ano.