25/06/10 10h17

Agrale desenvolve ônibus híbrido no Brasil

O Estado de S. Paulo

Enquanto o governo ainda está dividido em relação a um programa de incentivo aos veículos elétricos ou híbridos, a Agrale, empresa 100% brasileira que produz veículos comerciais, chassi para caminhões, ônibus e tratores, apresentou ontem um ônibus com tecnologia híbrida desenvolvida no País. Se houver demanda, a empresa pode iniciar as vendas em 2011.

Chamado de Hybridus, o veículo é elétrico e a diesel, mas, ao contrário de algumas soluções já existentes no mercado internacional, o diesel não move o motor, apenas gera a energia para o motor elétrico. O Hybridus não tem bateria, equipamento pesado e com autonomia limitada, informa Ubirajara Choairi, gerente nacional de vendas de veículos da Agrale. O veículo utiliza sistema importado da Siemens alemã, com um ultracapacitor, equipamento que substitui a bateria, é mais leve, tem vida útil mais longa e é mais barato. "A redução em consumo é de 30% em relação a um veículo totalmente a diesel e as emissões diminuem na mesma proporção", afirma Choairi.

O custo do ônibus, hoje, seria de cerca de R$ 600 mil (US$ 333,3 mil), o dobro do preço de um convencional. "Sem incentivos governamentais não é viável", admite Silvan Antônio Poloni, gerente regional de vendas da Agrale. Só o sistema importado da Alemanha, chamado de Elfa, representa cerca de 35% do custo do Hybridus. Antonio Claudino, gerente de marketing da Siemens no Brasil, diz que a fábrica do grupo em Jundiaí (SP) tem condições de produzir o sistema. "Uma demanda de aproximadamente mil ônibus por ano permitirá a produção local, seguramente", afirma.

Há outras experiências de ônibus híbridos no Brasil, uma delas da Eletra, de São Bernardo do Campo (SP). Desde 2005, uma pequena frota circula no município e em São Paulo. Segundo a empresa, o veículo pode ser comparado a um trólebus, mas em vez de usar energia da rede elétrica gera a própria energia a bordo. O Eletra pode ser abastecido com diesel, álcool, gasolina ou gás para produzir energia por meio de um motor gerador. O motor elétrico é responsável pela tração nas rodas. A Scania, de São Bernardo do Campo, testa ônibus movidos a etanol e a Mercedes-Benz, com fábrica no mesmo município, iniciou testes com ônibus movido a etanol feito de cana.