01/02/13 17h31

Agende Guarulhos, Agência de Desenvolvimento e Inovação, reúne-se com Secretário e Investe SP

Encontro discutiu a implantação do Parque Tecnológico na cidade, que já conta com uma incubadora de empresas

A implantação do Parque Tecnológico de Guarulhos foi o principal tema da reunião que aconteceu nesta sexta-feira, 1 de fevereiro, com a Agende Guarulhos, Agência de Desenvolvimento e Inovação, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em São Paulo.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli; o gerente de Relações Internacionais da Investe SP, Luís Arbex; o técnico da coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria, Fernando Batolla; o presidente da Agende, Aarão Ruben de Oliveira; e o coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Parque Tecnológico da Agência, Devanildo Damião.

O objetivo do encontro foi discutir mecanismos para adensar a base científica e tecnológica da cidade, que já conta com uma incubadora de empresas e está implantando seu Parque Tecnológico. “Guarulhos é um município importante do Estado, que já conta com uma Fatec e recebe os cursos do Via Rápida Emprego. É imprescindível que busquemos alternativas para aumentar os investimentos na região”, concluiu o secretário Quadrelli.

Durante o encontro também foram apresentadas as principais características econômicas e regionais de Guarulhos, que possui um dos maiores parques industriais do País e está posicionada num espaço logístico privilegiado, no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outro diferencial do município é sediar o principal aeroporto do hemisfério sul, um dos principais diferenciais para atrair empresas ao município.

A Agende
Criada em 1999, a Agende é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável de Guarulhos e região por meio da cooperação entre entidades públicas, privadas e sociedade civil.

O objetivo da instituição é elaborar um planejamento de desenvolvimento compartilhado de curto, médio e longo prazos, contemplando todos os atores do município. Esse desenvolvimento deve levar em conta a promoção da inclusão social, gerando empregos e elevando o nível de renda, bem como incentivando o empreendedorismo e explorando o potencial de turismo de negócios e as vantagens estratégicas geradas pelo aeroporto, sem perder de vista a preservação e recuperação ambiental sustentáveis.

Para mais informações, acesse http://www.agendeguarulhos.org.br/