13/04/11 14h20

Agências veem demanda aquecida

Valor Econômico

Agências de viagem de diversos perfis ainda não sentiram os efeitos das medidas de restrição do crédito do governo como forma de combater a inflação. Isso é o que mostram as vendas para o mês de julho, alta temporada por causa das férias escolares. E empresas ouvidas pelo Valor afirmaram não ter reduzido a quantidade de parcelas sem juros nem aumentado as taxas cobradas em parcelamentos mais extensos.

As passagens aéreas tiveram reajuste de 29,13% só em março, de acordo com o IPCA. Em 12 meses, o preço dos bilhetes acumula alta de 49,17%. A TAM Viagens teve aumento de 60% no nível de reservas para julho de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado, informou ontem a empresa. Gramado, Flórida, Bariloche e Buenos Aires foram são os destinos mais procurados no braço de turismo da TAM.

O portal Viajanet registrou crescimento de 30% no que chama de "compras futuras" para julho, conta o sócio-fundador da empresa, Bob Rossato. "A demanda está super acelerada para julho. Ainda não sentimos os efeitos da alta dos juros", afirma o executivo. Cerca de 70% das vendas da Viajanet são de passagens aéreas e os 30% restantes de pacotes turísticos ou apenas estadias em hotéis. Fortaleza, Recife e Salvador são os destinos domésticos mais vendidos para julho no Viajanet. Para o exterior, lideram Miami, Orlando, Nova York e Buenos Aires.

A Decolar, que também faz vendas on-line, dobrou as vendas do primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, conta o presidente da empresa, Alípio Camanzano. Segundo ele, é nesse período que são realizadas as vendas para julho. "A queda do dólar em relação ao real ajudou para esse resultado. Mas também há muitas promoções de passagens com até 90% de desconto", afirma ele. A operadora de turismo Agaxtur registra expansão de 10% nas vendas para julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da empresa, Aldo Leone, as vendas só não estão num patamar maior por causa da Semana Santa. "Acredito que após esse feriado as vendas poderão crescer 50% para julho", afirma o executivo.

As vendas de viagens de intercâmbio para o mês de julho também estão aquecidas, segundo o gerente de marketing e comunicação da Student Travel Bureau (STB), Samuel Lloyd. Segundo ele, o faturamento cresceu 50% e o volume de vendas 30%. "Temos dois tipos de movimento, jovens de 12 a 17 anos que ficam de duas a quatro semanas no destino e clientes de 25 a 30 anos que querem começar o intercâmbio em julho", diz Lloyd.