18/12/07 10h38

Agências nacionais ganham espaço na publicidade latina

DCI - 18/12/2007

Em busca de otimização da verba publicitária, grandes anunciantes globais estão escolhendo campanhas criadas por agências brasileiras para comunicar suas marcas em outros países, especialmente na América Latina. Sem vínculos com grandes grupos internacionais e antes limitadas a adaptar campanhas vindas de fora, agências 100% brasileiras, como FabraQuinteiro, Talent e A1 Brasil, ganham destaque graças ao bom desempenho alcançado nas campanhas locais e tornam-se exportadoras. A agência FabraQuinteiro, que atende a Epson na América Latina, irá exportar 20 filmes da última campanha, desenvolvidos inteiramente no Brasil, para a Europa e a Ásia A Talent, que é responsável pelo atendimento da fabricante de celulares SonyEricsson no Brasil, acaba de exportar para a América Latina a campanha criada para o lançamento do modelo W850 SonyEricsson Walkman, que estréia esta semana. "A campanha é completa, envolve anúncios em televisão e Internet. É a primeira vez que exportamos uma campanha desenvolvida para um cliente com alinhamento internacional", comemora Rogério Dezembro, diretor de Atendimento da Talent para SonyEricsson. Em outros segmentos do marketing, como o digital, começa a aumentar o interesse dos anunciantes por redes internacionais especializadas. É o caso da A1 Brasil, que começou no Brasil há onze anos, possui escritórios em Espanha, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina e Portugal e já internacionalizou campanhas para Pirelli, Vicunha e Embraer. A AgênciaClick, que atende Fiat, Coca-Cola e Visa na América Latina, reforça o discurso. A empresa faz parte da rede Isobar, que possui 86 agências espalhadas por 34 países.