Agência USP de Inovação reúne pesquisadores e empresas para parcerias
Agência FAPESPCom o objetivo de aproximar iniciativa privada e universidade para o estabelecimento de parcerias, a Agência USP de Inovação deu início a uma série de reuniões entre empresas e pesquisadores dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) sediados na Universidade de São Paulo (USP), financiados pela FAPESP.
Responsável por gerir a política de inovação da instituição, a Agência USP de Inovação espera com a estratégia facilitar a interação entre empresários e a universidade.
“Com isso, podem ser desenvolvidas parcerias que beneficiem as duas partes, atendendo as expectativas do mercado e fomentando tecnologias desenvolvidas na USP”, disse Valquíria Souza, assessora de Propriedade Intelectual, à Agência FAPESP.
O primeiro encontro ocorreu no dia 28 de novembro, com o tema Prospecção Tecnológica e Oportunidades em Pesquisa. Participaram pesquisadores do CEPID Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC, na sigla em inglês) e representantes das empresas Cargill, Duas Rodas, Naturex, Basf, Dow, DuPont, Ingredion e Ab-Brasil.
Os pesquisadores foram responsáveis pela escolha dos convidados, selecionando 12 empresas de uma lista de 200 preparada pela Agência USP de Inovação. “As próximas reuniões ocorrerão nos mesmos moldes, para que as parcerias sejam desenvolvidas com base nas linhas de pesquisa dos CEPIDs”, adiantou Souza.
Além do FoRC, a USP sedia outros 10 de um total de 17 CEPIDs apoiados pela FAPESP, que terão encontros com empresas relacionadas aos seus setores de atuação ao longo de 2015. A próxima reunião está prevista para fevereiro.