16/05/12 18h16

Agência participa de debate sobre desafios do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Copa

Gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP falou sobre o impacto econômico da Copa e o papel da agência na atração de investimentos para o Estado de São Paulo, especialmente no setor de TI

A Copa do Mundo Fifa 2014 apresenta inúmeras oportunidades para os investidores aprimorarem a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Estado de São Paulo. Foi essa mensagem que o gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Wilson Soares, transmitiu ontem, 15 de maio, durante o evento “TIC e a Copa em São Paulo”.

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e pelo Informa Group, o seminário aconteceu na capital paulista.

Segundo Soares, prevê-se um impacto econômico no País da ordem de R$ 183,2 bilhões. “O grande legado da Copa do Mundo para o Estado será a melhoria e a ampliação do sistema de transportes”, disse o gerente. “Os desafios que temos que enfrentar no setor de TIC representam também uma oportunidade para as empresas capazes de oferecer soluções eficientes nessa área”, ressaltou Soares.

Segundo estimativas da Brasscom, cerca de 10% dos R$ 33 bilhões de investimentos necessários para a realização da Copa do Mundo no Brasil serão destinados à infraestrutura de TIC. Trata-se de um momento oportuno para que a cidade de São Paulo se destaque em soluções tecnológicas durante e após o evento, deixando um legado positivo para a população.

“Os eventos que acontecerão em São Paulo são uma oportunidade não apenas para a reforma de estádios, mas para grandes mudanças estruturais. O uso de TIC para o desenvolvimento de soluções nas áreas de saúde, hotelaria, segurança, mobilidade e turismo propiciará experiências positivas aos turistas, além de deixar um legado para a cidade”, afirmou o presidente da Brasscom, Antonio Gil.

Também participaram do evento a coordenadora do comitê paulista de preparação para a Copa, Raquel Verdenacci, o secretário especial de articulação para a Copa do Mundo da prefeitura de São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, e o coordenador geral de Software e Serviços de TI do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rafael Moreira.