Agência de fomento do Governo de SP melhora avaliação de crédito, aponta Fitch
Relatório de uma das principais empresas de rating afirma que Desenvolve SP tem boa rentabilidade, sólida capitalização e liquidez robusta
Governo de São PauloRelatório da agência de rating norte-americana Fitch – uma das mais conceituadas do mundo – aponta que a Desenvolve SP, agência de fomento do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é uma das quatro instituições governamentais de crédito brasileiras com melhor avaliação. Segundo o documento, a Desenvolve SP possui boa rentabilidade, indicadores de capitalização muito fortes e liquidez robusta.
Também são citados no relatório da Fitch a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Para a Fitch, os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDRs) de longo e de curto prazos em moedas estrangeira e local da Desenvolve SP receberam as notas BB- e B, respectivamente. Já o Rating de Suporte do Controlador (RSC) foi avaliado com a nota bb- e os ratings nacionais de longo e de curto prazos da agência receberam AA(bra) e F1+(bra), respectivamente. A perspectiva dos ratings de longo prazo permanece estável.
“A estratégia da Desenvolve SP está alinhada aos objetivos de desenvolvimento regional e se apoia fortemente na política do Governo Estadual. O RSC da agência é altamente influenciado por sua missão pública. A instituição tem como foco o crédito a micro e pequenas empresas (PMEs), além de fornecer recursos aos municípios paulistas”, aponta o relatório.
Ricardo Brito, presidente da Desenvolve SP, recebeu com muita satisfação a análise da Fitch. “Em outro trecho do documento, há a citação de que o nosso Rating Nacional de Longo Prazo AA(bra) reflete a qualidade de crédito da instituição frente à de outros emissores brasileiros. O relatório comprova que a nossa missão vem sendo cumprida com muita seriedade e correção. Ofertamos crédito em condições vantajosas a empresas privadas e agentes públicos do estado de São Paulo para melhorar a vida das pessoas, além de gerar empregos e renda”, diz Brito.
Outros pontos do relatório
Também merecem destaque outros pontos do relatório da Fitch:
– O índice de resultados antes dos impostos/ativos médios melhorou em dezembro de 2022, atingindo 6,6%, frente a 4,7% um ano antes – o que elevou a média de quatro anos para 4,4%. A maior rentabilidade reflete o aumento das receitas provenientes de operações de crédito, ganhos com títulos e valores mobiliários e tarifas relacionadas aos fundos de investimento administrados pela instituição;
– O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) da Desenvolve SP foi adequado no ano passado em 8,6%, enquanto os índices de eficiência permaneceram bons, em 20,3%.;
– A Desenvolve SP possui indicadores de capitalização muito fortes, que refletem os recentes aportes de capital. Desde 2021, a agência captou R$ 2 bilhões em novos recursos e seu índice de Capital Nível 1 (CET1) atingiu 105,6% em março de 2023. A capitalização da Desenvolve SP permanecerá robusta, mesmo com o crescimento previsto nos próximos trimestres;
– A Desenvolve SP mantém um balanço altamente líquido. Em dezembro de 2022, os ativos líquidos totalizavam R$ 2,6 bilhões, o que representava 52% do total de ativos. A carteira de crédito tem sido financiada principalmente por capital próprio ou repasses de entidades oficiais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Outras importantes fontes de captação de recursos são instituições multilaterais como a International Finance Corporation (IFC) e a Corporação Andina de Fomento (CAF), enquanto há negociações em andamento com outras instituições multilaterais.