27/08/18 12h31

Agência aponta alta de investimentos na RMC

Correio Popular

Os desembolsos em financiamentos para pequenas e médias empresas registraram alta de 445% na Região Metropolitana de Campinas.
Os dados são do balanço semestral da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP).
Nos primeiros seis meses de 2018, as PME’s da RMC totalizaram R$ 29,7 milhões em investimentos contra R$ 5,5 milhões contabilizados no mesmo período de 2017.
Os números do Estado mostram um crescimento de 21%, tendo em vista que este ano foi registrado o valor de R$ 203,8 milhões, contra R$ 165,5 milhões no primeiro semestre do ano passado.
ESTADO FORTE
Alvaro Sedlacek, presidente da Desenvolve SP, entende que a economia paulista opera em ritmo mais acelerado que a nacional, evidenciando a força financeira do Estado.
Responsável por investimentos na ordem de R$ 22,6 milhões, o destaque setorial ficou por conta do comércio. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o segmento registrou um crescimento de 1.093%.
A indústria também apresentou forte alta: 1.047%, totalizando R$ 4 milhões em financiamentos neste ano.
Já o setor de serviços, que injetou R$ 3,1 milhões na economia local entre janeiro e junho, apresentou uma ligeira queda de 3% no comparativo entre semestres.
"O aumento dos investimentos do comércio é um indicador muito importante na economia, pois mostra que as empresas estão mais confiantes na retomada do consumo, o que por sua vez aquece a atividade da indústria" , explica Sedlacek.
INOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO
A maior parte dos empréstimos (79%) financiaram operações de longo prazo, como projetos de inovação e ampliação e modernização, considerados preponderantes para o aumento da produção e o crescimento das empresas.
Os outros 21% foram destinados ao capital de giro, custeando a reposição de estoques, compra de insumos, matérias primas, entre outras necessidades do dia a dia.
Sedlacek esclarece que, "quando combinados, são investimentos que fazem a economia girar, colaborando para a geração de empregos e renda na região" .
Quanto ao porte das empresas atendidas na região, os médios e pequenos negócios foram responsáveis, respectivamente, por demandar 88% (cerca de R$ 26 mi) e 12% (aproximadamente R$ 3,5 mi) dos recursos desembolsados no primeiro semestre de 2018.
Elas estão localizadas nas cidades de Americana, Campinas, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Valinhos.