28/07/10 10h14

AGCO lucra 9,6% mais com impulso do Brasil

DCI – 28/07/10

A fabricante de equipamentos agrícolas AGCO anunciou ontem lucro de US$ 62,9 milhões (US$ 0,66 por ação) no segundo trimestre fiscal - o valor 9,6% maior que os US$ 57,4 milhões (US$ 0,61 por ação) apurados no mesmo período do ano passado. O resultado é bem maior que o previsto pela companhia no mês de abril, quando estimou lucro entre US$ 0,40 e US$ 0,45 por ação. O desempenho dos negócios da AGCO na América do Sul, especialmente no Brasil, foi determinante para os números positivos da companhia norte-americana no período. "A posição de liderança da AGCO no mercado brasileiro nos permitiu tirar vantagem das fortes condições do mercado local, onde dobramos nossas vendas e expandimos as margens de lucro", afirmou Martin Richenhagen, executivo-chefe e presidente da companhia.

De acordo com o informe de resultados da empresa - que é dona das marcas Massey Ferguson, Challenger e Valtra - a demanda permaneceu muito forte no Brasil e na Argentina durante o segundo trimestre de 2010, o que resultou em um crescimento de vendas de quase 74,2% na América do Sul ante o segundo trimestre do ano passado, sem considerar impactos cambiais. Por outro lado, as vendas recuaram 16% na Europa, na África e no Oriente Médio, bem como caíram 17% na América do Norte. Com o resultado, a AGCO elevou a meta de lucro em 2010 para US$ 1,85 a US$ 2 por ação, ante US$ 1,65 a US$ 1,75 por ação, bem como reiterou a previsão de receita. A receita trimestral caiu 1,4%, somando US$ 1,74 bilhão. Analistas consultados pela Thomson Reuters previam US$ 1,68 bilhão. A margem de lucro bruto subiu de 16,5% para 18,4%.