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Aeroshoppings são vitrines para expansão de varejistas no exterior

Gazeta Mercantil - 07/05/2009

Manter um ponto-de-venda em um aeroshopping - aquelas galerias de lojas instaladas em aeroportos - pode custar o dobro do valor do que fazer parte de um shopping center tradicional mas, mesmo assim, este tipo de empreendimento tem chamado a atenção de varejistas de diversos segmentos. Apesar do alto investimento, a justificativa das empresas é que os aeroportos servem de vitrines para divulgar suas marcas no exterior.

Com varejistas na fila por uma vaga, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração de 67 aeroportos e 14 aeroshoppings, planeja a abertura de mais cinco dessas galerias em 2009 e, para isso, deve contar com parte da verba de R$ 1 bilhão (US$ 454.5 milhões)- proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da própria Infraero - destinada a investimentos em aeroportos brasileiros. Os próximos aeroportos a contar com estrutura de aeroshoppings são: Galeão - Antonio Carlos Jobim (RJ); Londrina - Governador José Richa (PR); Marechal Cunha Machado (MA); Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). "Eles já têm lojas, mas não possuem o conceito de aeroshopping que é, entre outras coisas, ter um projeto de comunicação visual apropriado", conta Fernando Nicácio, diretor comercial da Infraero.

Um dos aeroportos com aluguéis mais altos é o de Guarulhos - Governador André Franco Montoro, na Grande São Paulo. Segundo varejistas, neste aeroporto o custo de um quiosque, que tem em média 5 m, pode variar entre R$ 12 mil (US$ 5.45 mil) e R$ 15 mil (US$ 6.82 mil), preço comparado a uma loja de 35 m em um shopping voltado para as classes mais abastadas como o MorumbiShopping, na capital paulista.