Aeroporto de Viracopos substitui refletores por LED e deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano
AeroflapO Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), concluiu em 2024 mais uma etapa do projeto de substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED nos pátios de aeronaves com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e os custos com energia elétrica, além de melhorar a qualidade da iluminação nos pátios.
Com a troca de mais 119 luminárias no ano passado, o aeroporto vai deixar de emitir 25,72 toneladas de CO2 por ano, reduzindo 45,47% dos custos anuais com gastos em iluminação nos pátios de aeronaves. A concessionária investiu R$ 400,1 mil no projeto em 2024 e R$ 1,3 milhão, em 2023.
No total, desde o início do projeto em 2022, já foram substituídas 426 luminárias, sendo 307 em 2023 e mais 119, em 2024. Para o ano de 2025, a concessionaria de Viracopos tem uma projeção de reduzir ainda mais o consumo de energia em iluminação nos pátios e deixará de emitir mais 39,7 toneladas de CO2 por ano.
Se somadas as reduções de emissão de 2023, 2024 e a que está em curso para 2025, Viracopos deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano com o projeto dos pátios de aeronaves.
As substituições integram o plano de investimento e melhorias no sistema elétrico do aeroporto realizado pela Gerência de Manutenção de Viracopos e que tem como objetivo a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED nos pátios de aeronaves.
Além da redução de emissão, esta ação também tem o potencial de elevar simultaneamente os níveis de performance luminosa, segurança do trabalho, segurança da aviação civil, preservação ambiental e redução de custos operacionais.
“A iluminação com lâmpadas LED tem uma considerável maior eficiência em relação a iluminação convencional com lâmpadas vapor de sódio, além do consumo de energia menor, a iluminação nos pátios de aeronaves com tecnologia LED gera um maior conforto visual nas operações, pois tem um direcionamento luminoso mais focado. Ao fazer o comparativo, torna-se claramente visível tamanha a diferença com relação às lâmpadas de vapor de sódio”, destacou o gerente de Manutenção de Viracopos, João Carlos Scharam.
Índice de Segurança
As luzes LED também indicam outros benefícios quanto à Segurança do Trabalho, uma vez que o LED não emite radiação infravermelha e ultravioleta, nocivas à saúde. Além disso, há a consideração ergonômica (NR-17), pois a mudança contribui substancialmente para o conforto visual durante a execução das atividades.
Preservação Ambiental
Em geral, as lâmpadas convencionais possuem em sua composição, materiais, como o mercúrio, que apresentam risco iminente de contaminação do solo e dos recursos hídricos.
Já as lâmpadas do tipo LED não possuem materiais contaminantes, que após o seu uso e vida útil, podem ser equiparadas aos resíduos eletrônicos (recicláveis), o que consequentemente diminui a emissão de carbono em seu tratamento final.
Isso resulta na redução dos custos com o tratamento de resíduos, tendo em vista que as lâmpadas de vapor de sódio e metálico são caracterizadas, após o seu uso e vida útil, como resíduos perigosos. Com a substituição por LED, o Aeroporto de Viracopos deixará de emitir anualmente, aproximadamente 26,08 toneladas de CO2.
Redução de custos operacionais 2024
Este tipo de tecnologia LED possui uma durabilidade elevada, de aproximadamente 50 mil horas, resultando em um retorno econômico, com a redução de despesas e custos da energia elétrica. Com um investimento de R$ 400,1 mil, foi possível realizar a substituição de 119 luminárias de vapor de sódio pela tecnologia LED em 13 torres.
Redução de custos operacionais 2023
Em 2023, Viracopos substituiu 307 luminárias convencionais por tecnologia LED de refletores do pátio de aeronaves e das balizas da pista de pousos e decolagens. Com isso, o aeroporto deixou de emitir 44,4 toneladas de CO2 e reduziu em até 50% os custos anuais com energia elétrica nestes setores. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investiu R$ 1,3 milhão no projeto em 2023. Em 2025 serão mais 50 luminárias trocadas nos pátios de aeronaves.