14/03/23 12h08

Aeroporto de Sorocaba deve estar apto a voos internacionais em 2024

Rede Voa realiza obras para sanar pendências

Cruzeiro do Sul

As obras de adequação do Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz às exigências da internacionalização estão na fase de testes de segurança. A informação foi confirmada ontem (13), pela Rede Voa, concessionária de 16 aeroportos em todo o Estado de São Paulo. Em Sorocaba, todas as pendências de infraestrutura e operação necessárias para a internacionalização do local serão finalizadas em 2024. O consórcio assumiu a operação de 11 aeroportos do bloco sudeste, no interior do Estado, em 1º de abril do ano passado.

De acordo com a Rede Voa, desde a reabertura do processo a empresa tem trabalhado na resolução das discrepâncias apontadas pelo relatório da Polícia Federal, que identifica os pontos vulneráveis do aeroporto. O foco é a recuperação de muros e no total controle de acesso, com rígida segurança, vigilância e controle com circuito fechado de TV via centro de controle operacional. “Estamos em fase de testes da segurança. Concluímos a reforma do prédio administrativo, onde estarão lotados os órgãos ligados à internacionalização. Iniciaremos, após este período de chuvas, a melhoria dos muros. Também foram executadas melhorias no terminal de passageiros, bem como nas instalações operacionais do aeroporto, com investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão”, declarou a empresa.

No Aeroporto de Sorocaba, ao todo, são previstos investimentos de R$ 11,9 milhões ao longo de 30 anos, dos quais serão utilizados R$ 7,5 milhões somente nos quatro primeiros anos. Em 2022, foram realizadas as contratações de serviços, como o de ambulância, gerenciamento de resíduos, manutenção de ar-condicionado, operação de carros rebocáveis utilizados no processo de drenagem de detritos e reposição de água potável nos banheiros dos aviões (QTA/QTU), supressão e raspagem da vegetação, câmeras perimetrais, colocação de câmera interna e portão de controle de acesso à área operacional.

Internacionalização

Diferente do Aeroporto Catarina, em São Roque, o empreendimento sorocabano não realizará voos executivos. Ao invés disso, ele ampliará seu centro de manutenção e serviços. A expectativa é que voos diretos entre países sejam permitidos com a finalidade de manutenção de aeronaves.

O investimento foi anunciado na cidade no ano passado, após uma reunião com o coronel aviador Marcel Gomes Moure, presidente da Rede Voa, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e secretários municipais. Conforme divulgado pela administração, o aporte permitirá ampliar o fluxo de aeronaves, tanto nacionais, como internacionais, no referenciado serviço de manutenção ofertado em Sorocaba.

O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba conta com trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal. O espaço passará a contar com serviços da Receita Federal e Polícia Civil, além de investimentos em infraestrutura aeroportuária e de uma série de melhorias no entorno. (Vanessa Ferranti)

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/03/711505-aeroporto-deve-estar-apto-a-voos-internacionais-em-2024.html