19/12/22 14h22

Aeroporto de Ribeirão Preto inaugura primeira etapa de ampliação

Novo terminal do aeroporto Leite Lopes será inaugurado oficialmente na terça-feira (20), às 11h; Área de embarque teve sua capacidade dobrada

A Cidade On

O Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, passa a contar com catracas eletrônicas após a ampliação do terminal de embarque que dobrou a capacidade de 200 para 400 passageiros sentados. O novo terminal será inaugurado oficialmente na próxima terça-feira (20), às 11h, informou a Rede Voa, empresa que administra o aeroporto.

De acordo com a concessionária, foram investidos R$ 4 milhões na primeira fase, que compreende ainda a compra de novos equipamentos de ar-condicionado,troca de sistemas elétricos e uso de lâmpadas de LED, manutenção de sistemas visuais do aeroporto (para taxiway e pátio) e manutenção de áreas externas e internas.

A modernização do terminal ocorre em um momento de expansão de voos saindo do Aeroporto Leite Lopes para atender a alta demanda no período de férias e do Verão. Só a Azul Linhas Aéreas oferece voos, aos finais de semana, para sete novos destinos ao Nordeste: Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador, Porto Seguro, Recife e Maceió. A Gol também anunciou voos diretos e regulares para Brasília, em parceria com a Voepass.

Investimentos

Em uma entrevista ao acidadeon concedida em novembro deste ano, o presidente da Rede Voa, Marcel Moure, já havia dado detalhes da segunda fase de ampliação que irá ser iniciada em janeiro de 2023, com a construção de um boulevard, integrado ao terminal de passageiros, em um projeto sustentável, com arquitetura e paisagismo ousados.

“O aeroporto já é hoje o quarto em movimento do estado de São Paulo, logicamente atrás de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, mas é o maior movimento regional do Brasil. Com essa incrementação do terminal 1, com mais otimização do espaço de boulevard [integração praça e terminal] que está sendo trabalhado, nós acreditamos que vai ultrapassar 1 milhão de passageiros/ano e logo logo até o final do quarto ano de gestão nossa, acreditamos que podemos atingir valores próximos do aeroporto de Florianópolis que é de 2 milhões de passageiros/ano", disse à epoca.

No total as obras foram divididas em quatro fases que custarão R$ 18 milhões e serão realizadas nos anos iniciais de concessão. Segundo Moure, as companhias aéreas queoperam no país já estão estudando a implementação de novas rotas no Aeroporto Leite Lopes. Os voos diretos e regulares para outras cidades brasileiras podem começar a partir do segundo semestre de 2023.

"A partir do ano que vem as companhias aéreas já estão trabalhando para tirar esse conceito de aeroporto regional. O que isso significa? Boa parte dos voos que saem do aeroporto hoje tirando os voos fretados - eles têm como hub [centro de conexões] Guarulhos e Congonhas para entrar na malha das companhias. E as próprias companhias aéreas já entendem que a partir de 2023, vamos trabalhar com voos saindo de Ribeirão Preto para todo o Brasil. Ele deixará de ser um aeroporto regional para ser um aeroporto comercial doméstico nacional",afirmou Moure.

A Rede Voa já protocolou o pedido de internacionalização do Leite Lopes na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). As fases 3 e 4 de investimentos, serão para adequação do terminal 1 de passageiros ao padrão internacional e construção de um segundo com 3.400 metros quadrados, totalizando 7 mil m², com os atuais 3.600 m². A construção é modular, o que permite novas expansões futuras, a exemplo do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Concedido à iniciativa privada, por meio de leilão no ano passado, o aeroporto Leite Lopes passou a ser administrado pela Rede Voa em abril deste ano. A concessão foi oficialmente decretada em 28 de setembro, após publicação no Diário Oficial do Estado. O contrato assinado em fevereiro com o Governo de São Paulo é válido por 30 anos, ou seja, seguirá em vigor até o fim de setembro de 2052. A concessão prevê investimentos na ordem de R$ 130 milhões ao longo de três décadas.

Fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/Aeroporto-de-Ribeirao-inaugura-terminal-com-catracas-eletronicos-20221216-0015.html