01/08/24 15h17

Aeroporto de Guarulhos movimentou 235,6 mil toneladas de cargas internacionais

Aeroflap
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a movimentação de 235,6 mil toneladas de cargas internacionais nos primeiros seis meses de 2024. Desse total, 127,8 mil toneladas representam itens importados. A exportação somou 107,8 mil toneladas movimentadas.

No mês de junho, 42,3 mil toneladas de cargas internacionais foram movimentadas nos terminais logísticos da concessionária, desse total, 23,7 mil toneladas representam itens importados. Já as exportações movimentaram 18,6 mil toneladas.

Market share

O terminal se consolida como o principal terminal logístico para cargas internacionais, com 56% do mercado aéreo no primeiro semestre de 2024, sendo também responsável por 55% de toda importação nacionalizada via modal aéreo, enquanto as exportações totalizaram 57%.

No mês de junho, o market share do volume importado foi de 59%, enquanto o do volume exportado foi 58%.

Entre os produtos mais transportados estão os do segmento automotivo (22%), farmacêutico (17%), maquinário (16%) e eletrônico (9%) das cargas importadas e nacionalizadas no TECA GRU.

Malha aérea

O Aeroporto Internacional de São Paulo recebeu a operação de 40 companhias aéreas em junho de 2024.

Das 37 que operaram regularmente, seis atenderam ao mercado doméstico (quatro voaram simultaneamente com cargas e passageiros e três delas também em rotas internacionais; e duas transportaram exclusivamente carga). As outras 31 companhias fizeram apenas voos internacionais, entre as quais seis com aeronaves exclusivamente cargueiras.

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo é o maior complexo aeroportuário do país, totalizando uma área de aproximadamente 190 mil m² alfandegados, sendo 100 mil m² operados pela GRU Airport e 90 mil m² geridos por terceiros. O terminal abriga o maior complexo frigorífico em aeroportos do Brasil, com cerca de 33 mil m³ de capacidade de armazenamento de importação e exportação. As 24 câmaras frias alcançam todas as variações de temperatura. Além disso, o TECA conta com 440 posições para contêineres refrigerados na importação.

Fonte: https://www.aeroflap.com.br/aeroporto-de-guarulhos-movimentou-2356-mil-toneladas-de-cargas-internacionais/