ADM comemora consolidação de Centro de Inovação no Brasil
AbiaApós mais de um ano desde a inauguração do seu primeiro Centro de Inovação na América Latina, a ADM celebra as parcerias e os resultados concretos obtidos com a indústria de alimentos e bebidas brasileira. O centro foi criado em resposta à crescente demanda dos consumidores por diferentes formatos de produtos que ofereçam sabor, textura, aparência e funcionalidade. O Customer Creation & Innovation Center - CCIC da ADM é um espaço que reúne capacidades técnicas únicas para o desenvolvimento de soluções para marcas em busca de inovação, com foco em diversas áreas da nutrição humana.
De acordo com Andrea Lunardini, líder técnica da área de nutrição humana da ADM na América Latina, a taxa de sucesso dos projetos desenvolvidos ao longo do último ano aumentou de 45% para 73%. "Os clientes não apenas se impressionam com nosso espaço físico, mas também com todo o nosso conhecimento e tecnologia disponíveis para atender às principais tendências do mercado. O processo de desenvolvimento de novas soluções é realizado em colaboração com o cliente, visando o público-alvo específico, e isso faz toda a diferença", afirma a executiva
Um exemplo recente de desenvolvimento de novos produtos em conjunto com o cliente foi a criação de uma linha de quatro bebidas energéticas para a marca Itts Sero Super Drink Premium, fabricada pela World Beverage. O desafio consistia em criar uma bebida inovadora para diferentes momentos de consumo e surpreender o consumidor. Para isso, a equipe técnica do CCIC Hortolândia da ADM trabalhou em estreita colaboração com o cliente durante todo o processo, desde a concepção até a formulação final do produto. "A agilidade na entrega de uma solução otimizada, com qualidade e padronização dos ingredientes, foi um aspecto fundamental para conquistar o cliente", destaca Andrea.
Quinta maior infraestrutura tecnológica da ADM global
O CCIC Brasil é a quinta maior infraestrutura tecnológica da ADM em todo o mundo, depois dos centros de Berlim e Heidelberg (Alemanha), Crunbury (Estados Unidos) e Xangai (China). A unidade de Hortolândia possui uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacidades técnicas únicas que possibilitam o atendimento a clientes globais e apoiam os três pilares do negócio de nutrição humana: alimentos, bebidas e saúde e bem-estar. "Essa estrutura moderna fortalece ainda mais nossa expertise técnica e nos conecta a clientes e parceiros para desenvolver e apresentar soluções inovadoras que proporcionam sabor, textura, funcionalidade, aparência e processo, iniciando-se a partir de insights dos consumidores e tendências de mercado", explica Andrea.
Construído em uma área de 1.200 m², o Centro de Inovação recebeu investimentos da ordem de 4,7 milhões de dólares e conta com equipamentos únicos no mercado brasileiro. "Temos o mais moderno pasteurizador UHT do Brasil, o primeiro Spray Dryer piloto e a única planta de carnes completa do país, com uma máquina moldadora de hambúrgueres exclusiva", revela Andrea.
Para agilizar projetos piloto e permitir que os clientes cheguem mais rapidamente às prateleiras com produtos líderes de mercado, o espaço permite simular processos industriais dos parceiros com foco em aplicações inovadoras para alimentos e bebidas, consolidando a posição da ADM como a principal parceira de pesquisa e desenvolvimento da indústria. Tudo isso é realizado em um único local, com a participação ativa do consumidor em todo o processo.
Fonte: https://www.abia.org.br/noticias/adm-comemora-consolidacao-de-centro-de-inovacao-no-brasil