18/11/19 12h00

Acordo vai ampliar geração de patentes no Brasil

Assinado em evento nesta quarta-feira, 13 de novembro, a parceria entre EMBRAPII e o INPI visa apoiar iniciativas de inovação

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) assinaram o  acordo de cooperação para incentivar e ampliar os pedidos de Propriedade Intelectual (PI) no Brasil, especialmente, os de patentes da indústria nacional.

A cerimônia aconteceu em São Paulo, na última quarta-feira (13) e contou com a presença de Jorge Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII, e Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia.

O acordo envolve a avaliação do sistema de Propriedade Intelectual nas empresas e Unidades EMBRAPII, o apoio em atividades relativas à inovação, bem como a capacitação dos envolvidos para proteger, gerir e licenciar as patentes.

Segundo dados do INPI, entre 2000 e 2017, as patentes de invenção solicitadas por brasileiros cresceram 72%, e os pedidos de registros de software, 263%.  No entanto, apesar do avanço, o Brasil aplica pouco mais do que 1% do PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D), com preponderância de investimentos públicos.

A EMBRAPII já apoiou mais de 800 projetos em inovação, desenvolvidos em parceria em suas unidades com empresas nacionais. Tais projetos somam investimentos de cerca de R$ 1,3 bilhão.