Acionistas da italiana Zambon lançam planos para elevar negócios no Brasil
Valor Econômico - 23/01/2007
O laboratório farmacêutico italiano Zambon tem planos para o Brasil. Com uma receita global de 410 milhões de euros no segmento farmacêutico e de 80 milhões de euros na operação de química fina, a empresa pretende modificar a relação entre medicamentos que necessitam de prescrição médica e remédios sem receita (chamados de OTC), além de dobrar suas vendas no Brasil. No Brasil, a duplicação de receita tem exigido um esforço nada desprezível. Isso, porque a meta é dobrar as vendas obtidas em 2005, que foram de US$ 34 milhões, até o fim de 2008. Em 2006, a receita do laboratório cresceu 17%, quando a previsão feita inicialmente era de um incremento de 15%. A idéia agora é elevar o portfólio de produtos da companhia dos atuais 30 para 38 remédios até 2008. E espera incrementar a receita deste ano em 18%. Com uma operação instalada em São Paulo (SP), capaz de produzir até 13 milhões de unidades por ano e cuja ociosidade é de 40%, a empresa vai concentrar os investimentos em marketing, vendas e aquisições. Além de querer entrar com força em OTC, o Zambon estuda investir ao redor de 25% do seu faturamento no Brasil para viabilizar lançamentos de medicamentos, realizar ações de marketing e comercial.