26/10/18 11h42

Acigabc vê retomada com linhas de crédito e novo consumidor

Repórter Diário

O panorama negativo que afeta o setor imobiliário da região há pelo menos quatro anos, deve ter fim em 2019. Indicativos apontados no congresso Construindo o Grande ABC, promovido pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) nesta quinta-feira (25), em Santo André, demonstram que o cenário deve melhorar com novas alternativas de crédito e adequação das construtoras ao novo perfil de consumidor.

Na 6ª edição, o encontro levantou discussão entre autoridades do setor, executivos de construtoras, incorporadoras e administradores de condomínio sobre os rumos e desafios do mercado e tendências para vendas. À frente da programação, Marcus Santaguita, presidente da Acigabc e da Construtora Jacy, afirmou que após instabilidade econômica é possível vislumbrar cenário positivo para 2019. “As taxas de juros estão baixas e a inflação sob controle. Só falta o terceiro ingrediente, a confiança do empresário em investir”, afirmou ao projetar novas modalidades de financiamento para acelerar as vendas.

Jaime Basso, presidente do sistema de crédito cooperativo, Sicredi Vale do Piquiri, abriu as apresentações e fez projeção de aumento de vendas já para o próximo ano, de 52%, resultado do avanço da tecnologia e facilidade financiamento via cooperativas. “As empresas de financiamento respondem por 3,4% do mercado brasileiro, sendo de 25% a 30% em algumas regiões. Com taxas menores do que em bancos, trazemos diferencial para o mercado imobiliário”, disse.

A fim de beneficiar construtores, o Sicredi e a Acigabc selaram parceria com pacote de serviços bancários com taxas e condições exclusivas. São destinados R$ 60 milhões para construtoras interessadas em recuperar o fôlego financeiro com capital de giro e/ou crédito para compra de terrenos. Com 12 agências na região, o Sicredi oferece crédito para impulsionar os negócios com prazo de 36 meses e taxas de 1,39% ao mês.

A abertura do congresso teve a presença do prefeito de Santo André, Paulo Serra, que destacou a revisão do Plano Diretor, para abrir espaço ao desenvolvimento regional e econômico do município. Para Serra, o papel do poder público é estimular a faixa de renda de empresas que agora têm condições para atuar na região. “Com o pacote de obras feito na cidade, enxergamos claramente que a construção civil é a nova precursora de recuperação. Contamos com vocês, assim como podem contar conosco para novas oportunidades e crescimento econômico positivo”, afirmou.

O avanço da tecnologia e a facilidade de obtenção de informações que a internet proporciona resultou em um novo comportamento dos consumidores em todos os setores, principalmente no mercado imobiliário. A inovação define o que está ultrapassado ou apto para atender às demandas dos novos clientes. De acordo com o especialista em perfil do consumidor e presidente fundador da DataStore, Marcus Araújo, o comprador não se sente totalmente dependente do corretor imobiliário.