ACI investe no software como serviço e mira varejo e teles
Gazeta Mercantil - 12/12/2006
Com forte atuação no setor financeiro, a ACI Worldwide, provedora americana de softwares voltados a meios eletrônicos de pagamento, quer avançar nos segmentos de varejo e telecomunicações no Brasil. Segundo o presidente da subsidiária local, os negócios da companhia no mercado brasileiro, hoje, se concentram apenas em bancos e processadoras de cartão. Com faturamento mundial de US$ 348 milhões no ano fiscal encerrado em setembro, a empresa também está apostando no modelo de entrega de softwares como serviços, no qual o cliente, ao invés de adquirir licenças, paga pelo uso do aplicativo. As três aquisições feitas pela companhia nos últimos 18 meses - S2 Systems, eps e, mais recentemente, a P&H Solutions - tiveram como objetivo cobrir o novo modelo de negócios. A ACI está de olho na convergência dos meios de pagamentos, como por exemplo, o celular realizando transações financeiras. No caso do setor de telecomunicações, o principal alvo da ACI são as operadoras de telefonia móvel. A companhia fornece sistemas de prevenção a fraudes. O software pode analisar, por exemplo, o comportamento do usuário e gerar um alerta se alguma ação não acompanhar o padrão de uso do dono do aparelho celular - que pode ser clonado. No varejo, a estratégia é atacar grandes redes que trabalham com o private label, segmento em crescimento no Brasil, com um conjunto de soluções de gerenciamento de cartões de pagamentos que permitirá que a própria loja administre o seu cliente.