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Aché investe em remédio de venda livre

Gazeta Mercantil - 11/07/2007

O Aché Laboratórios, uma das maiores farmacêuticas do País, está investindo para crescer no mercado de medicamentos isentos de prescrição médica (Mip). A diretora da unidade, Raquel Lemos Bouer, explicou que no plano estratégico estão, principalmente, maior investimento nas marcas já consagradas (como Sorine, Transpulmin, Biofenac Aerosol e Flogoral) e ampliação do portfólio, por meio de desenvolvimento próprio e de "aquisição seletiva", no Brasil e no exterior, de produtos e até de empresas que operam no segmento. Hoje, a companhia trabalha com 29 marcas nessa área. Além disso, afirmou Raquel, a empresa avalia outras oportunidades, como parcerias e licenciamentos. A meta, ainda sem prazo definido para ser alcançada, é que a divisão seja tão representativa na composição do faturamento como a de medicamentos que exigem prescrição médica. Em 2006, a área de Mip respondeu por cerca de 15% das receitas do Aché, que obteve faturamento bruto de R$ 1,77 bilhão (US$ 813 milhões); a de prescrição ficou com aproximadamente 70%; e a de genéricos, com o restante. Com o plano, o Aché, que produz Mip na sua sede, em Guarulhos (SP), pretende ficar entre os três principais fabricantes de medicamentos isentos do Brasil. Atualmente, ocupa a 10ª posição em valor, afirmou o gerente de marketing da divisão de Mip, Claudiner Santos Júnior. Segundo Raquel, os Mip movimentaram em 2006 entre R$ 5 bilhões (US$ 2,3 bilhões) e R$ 6 bilhões (US$ 2,8 bilhões) somente nas farmácias brasileiras. A decisão de investir mais na divisão é resultado da reestruturação do laboratório, concluída em 2006, que adotou modelo de gestão baseado em unidades de negócios a fim de capturar melhores oportunidades para cada uma.