14/11/09 11h48

Acer busca a liderança mundial em computadores

O Estado de S. Paulo

Quando fundou a distribuidora de produtos eletrônicos Multitech, em Taiwan, em setembro de 1976, Stan Shih provavelmente não tinha uma noção exata da proporção que a empresa tomaria. Mas, depois de mudar de estratégia, passando a fabricar computadores, e trocar o nome da empresa para Acer, em 1987, o crescimento não parou mais. Este ano, a empresa se tornou a segunda maior fabricante de computadores do mundo, superando a Dell e ficando atrás apenas da HP.

Essa agressividade no crescimento chega também ao Brasil. A empresa tenta reconstruir sua presença local, com a produção terceirizada para a subsidiária de Jundiaí (SP) da taiwanesa Compal. "O mercado do Brasil é muito grande", afirmou ao Estado o presidente mundial da empresa, Gianfranco Lanci. "Abrimos uma subsidiária, já temos pessoas trabalhando. Fizemos parceria com a Compal. Assim, grande parte da produção será feita no Brasil e não dependeremos mais de importação."

Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da consultoria IT Data, disse que a produção local, por ser recém-contratada, ainda não teve efeitos no varejo, mas que a chegada da empresa já foi percebida pelas contratações. Ele destacou que, no ano que vem, haverá mais competição, com a chegada da Acer e os planos ambiciosos das sul-coreanas LG e Samsung. Rodrigues prevê que, este ano, as vendas de computadores no País devem sofrer uma queda de 3% em relação a 2008, quando chegaram a 11,7 milhões. Isso se deve ao resultado ruim do começo do ano. "Mas o mercado já se normalizou", disse o consultor.

O executivo fundou a Acer com um capital de US$ 25 mil. A primeira fábrica de computadores foi instalada em Taiwan, em 1981. A grande cartada da expansão internacional aconteceu em 2007, quando a empresa adquiriu a rival americana Gateway, por US$ 710 milhões. A marca Acer foi a primeira colocada este ano no ranking de Taiwan, com valor de mercado de US$ 1,241 bilhão. Esse ranking é elaborado há sete anos pela consultoria Interbrand em parceria com a revista BusinessWeek e com o Conselho de Desenvolvimento de Comércio Exterior de Taiwan (Taitra, na sigla em inglês), e lista as 20 maiores empresas do país.