25/05/11 12h24

Acer anuncia aporte de US$ 30 milhões no Brasil

Valor Econômico

Um das principais marcas do mercado mundial de computadores, a fabricante taiwanesa Acer anunciou, ontem, um aporte de US$ 30 milhões no Brasil este ano. Em visita ao país, executivos da empresa ressaltaram a necessidade de fortalecer a operação local, especialmente em um cenário no qual consultorias como o IDC projetam que o Brasil será o terceiro maior mercado de computadores do mundo nos próximos dois anos. "Para este ano, a estimativa é alcançar uma receita de US$ 500 milhões e crescer em 40% o volume de unidades no mercado local", disse Emmanuel Fromont, em sua primeira viagem internacional como presidente da companhia para as Américas. Desde o início do ano, Fromont acumula a função com o cargo de vice-presidente corporativo da Acer. Em 2010, a empresa obteve um faturamento de US$ 380 milhões no Brasil. A receita global foi de US$ 19,9 bilhões.

O aporte marca mais um capítulo da complexa relação da fabricante com o país. Depois de iniciar suas operações no Brasil com fabricação própria em 1997, a Acer decidiu desativar sua estrutura local em 2001. Entre outras questões, a empresa citava na época a demora do país em regulamentar a Lei da Informática. A fabricação de notebooks e netbooks da Acer no país só foi reativada no fim de 2009, por meio de um acordo de terceirização da produção com a Compal, em Jundiaí (SP).

Nesse intervalo de tempo, a Acer chegou a liderar o segmento de notebooks no Brasil sem produzir um único equipamento no país. Esse cenário alimentou críticas no mercado, segundo as quais a Acer estaria se beneficiando do chamado mercado cinza, ou seja, a entrada ilegal de máquinas no país. Sobre o assunto, Mark Hill, vice-presidente da Acer nos Estados Unidos e atual gerente-geral da companhia no Brasil, disse que a demanda pelos produtos da marca era atendida pela importação de varejistas, e não pela Acer. "A maneira que encontramos para lidar com essa situação foi investir fortemente há dois anos na construção de uma operação efetiva no país", afirmou.

Com o novo investimento, a Acer está consolidando uma estrutura local que reúne 50 profissionais em áreas como marketing, vendas e pós-vendas, o que inclui serviços de suporte e assistência técnica. Fromont acrescentou que as estratégias incluem a busca por novas parcerias com varejistas e investimentos significativos em mídia para fortalecer a marca em todo o país. Do ponto de vista de produtos, Hill disse que está programado para o terceiro trimestre o lançamento no país de dois modelos de tablets da marca, baseados no sistema operacional Android 3.0, do Google. Em um primeiro momento, os equipamentos serão importados, mas o executivo afirmou que a Acer está avaliando a produção local, o que poderia ocorrer no ano que vem.