19/04/12 16h40

Acelera SP leva R$ 4,3 milhões para a região de Bom Jesus dos Perdões

Entre as ações, estão a criação de novos Espaços Empresariais, a elaboração do Planejamento Estratégico Regional e 1,5 mil vagas em cursos do Via Rápida

A Região de Bom Jesus dos Perdões irá receber, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), cerca de R$ 4,3 milhões em investimentos do Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 19 de abril, durante a realização da 16ª edição do Acelera SP. O gerente Internacional da Investe SP, Luís Arbex, compareceu ao evento.

Entre as medidas, esteve a assinatura de um protocolo de intenções com o Unicidades – Agência de Desenvolvimento Regional, visando a elaboração do Planejamento Estratégico Regional. O estudo, orçado em R$ 320 mil, receberá recursos do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Mairiporã – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura; inclusão de Bom Jesus dos Perdões e Mairiporã no Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem); além da adesão de dois municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Também foram disponibilizados recursos do programa Via Rápida Emprego para criação de 1,5 mil vagas previstas para 2012 nos municípios de Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Guarulhos, Jarinu, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro e Vargem. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Outro anúncio importante foi a assinatura do protocolo de intenções com a Prefeitura de Atibaia, visando à elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Inovação. Esse centro pode se tornar um embrião para o futuro Parque Tecnológico a ser instalado na região.

Sobre o evento

Os encontros do Acelera São Paulo estão percorrendo todo o Estado, dividido em 17 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Bom Jesus dos Perdões recebeu a 16ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, foram debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacou as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Foram contemplados 19 municípios: Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Guarulhos, Jarinu, Joanópolis, Lindoia, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Vargem.