17/04/12 13h20

Acelera SP leva mais de R$ 3,5 milhões para região de Franca

Foram anunciadas a criação de novos Espaços Empresariais e a elaboração do Planejamento Estratégico Regional, além da criação de um Centro de Inovação

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta terça-feira, 17 de abril, durante o Acelera SP, em Franca, uma série de ações do Governo do Estado para a região que, somadas, ultrapassam R$ 3,5 milhões em investimentos. O gerente Internacional da Investe SP, Luís Arbex, compareceu ao evento.

Entre as medidas foi assinado um protocolo de intenções com o COMAM – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, visando a elaboração do Planejamento Estratégico Regional. O estudo, orçado em R$ 300 mil, receberá recursos do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Franca, Itirapuã e Ituverava – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura; a inclusão de Franca no Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem); além da adesão de dois municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades.

Na ocasião, o secretário Paulo Alexandre confirmou também a disponibilização de R$ 3,1 milhões em recursos do programa Via Rápida Emprego para criação de 1244 vagas previstas para 2012 nos municípios de Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jardinópolis, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Restinga, Sales Oliveira, Santo Antonio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Serrana. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Outro anúncio importante realizado foi a assinatura do protocolo de intenções com a Prefeitura de Franca, visando à elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Inovação. O centro pode se tornar um embrião para o futuro Parque Tecnológico a ser instalado na região.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir para o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Sobre o evento
Os encontros do Acelera SP estão percorrendo todo o Estado, dividido em 17 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Franca recebeu a 15ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, foram debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. Nesta edição foram contemplados 29 municípios: Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, Santo Antonio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Serrana.