23/09/11 16h59

Acelera São Paulo chega à região do Vale do Ribeira

Prefeitos, empresários e representantes de 23 cidades da região se reuniram para definir, em conjunto, novos projetos; durante o encontro, foi anunciado o repasse de R$ 8,4 milhões

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) realizou nesta sexta-feira, 23 de setembro, no município de Juquiá, na Região do Vale do Ribeira, a 4ª edição do Encontro Estadual “Acelera São Paulo”. O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, do gerente de Prospecção de Negócios da Investe São Paulo, Renato de Barros Silva, de prefeitos, empresários e representantes de 23 cidades da região.

Durante o encontro, foi anunciado o repasse de R$ 8,4 milhões destinados a ações de estímulo à economia regional e à ampliação do ensino profissionalizante. O pacote de investimentos contempla R$ 3 milhões em recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar) para financiar projetos de estímulo à competitividade de setores produtivos locais. Do montante de investimentos, R$ 800 mil serão direcionados à criação de 390 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos do Via Rápida Emprego em 10 municípios locais. “O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explicou o secretário.

Os encontros do “Acelera São Paulo” tiveram início em agosto e pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e os setores produtivos regionais.

O município de Juquiá sediou a quarta edição do encontro, que tem como objetivo, além de apresentar os projetos da pasta, discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais para definir, em conjunto, novos projetos que estarão entre as prioridades a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, foram debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacou as ações de capacitação de mão de obra; incentivo à pesquisa, ciência e tecnologia; apoio ao microempreendedor; expansão do acesso aos ensinos técnico e superior; além da atração de novos investimentos.

A equipe técnica da secretaria fez apresentação das ações e programas desenvolvidos pelas coordenadorias de Desenvolvimento Regional e Territorial; Ciência e Tecnologia; Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante; Empreendedorismo e Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Também houve apresentação do trabalho realizado pela Investe São Paulo, pela Nossa Caixa Desenvolvimento e pelo Centro Paula Souza.

Nesta edição do Acelera SP foram contemplados 23 municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.