01/03/10 10h49

Accor terá US$ 667 mi até 2012 para abrir 75 hotéis na América Latina

Valor Econômico

O grupo francês Accor e parceiros, como fundos de pensão e incorporadoras, vão investir cerca de R$ 1,2 bilhão (US$ 667 milhões) para inaugurar 75 hotéis na América Latina até 2012. O Brasil, onde a rede é líder de mercado com 143 unidades, vai concentrar 80% dos investimentos, pois vai receber quase R$ 1 bilhão (US$ 556 milhões) para o lançamento de 64 empreendimentos, sendo apenas dois de propriedade da Accor. São apenas nestes casos que a empresa aplica recursos próprios. Nos demais, os desembolsos são feitos pelos investidores e a gestão é da Accor.

Do total de hotéis programados para o Brasil, 51 serão das bandeiras Ibis (44) e Formule 1 (sete), que atuam no segmento econômico. Os 13 restantes serão focados na hotelaria de quatro estrelas, por meio das marcas Novotel (quatro) e Mercure (nove). "Dos grandes mercados mundiais onde estamos, como Alemanha, França e Reino Unido, o Brasil apresentou o melhor desempenho em 2009. Em termos de resultados, o país se equiparou à Ásia e ganhou de toda a América do Norte e da Europa", diz o diretor-geral para a América Latina da Accor Hospitality, braço de hotéis do grupo francês, Roland de Bonadona.

De acordo com o executivo, o volume de negócios da rede francesa no Brasil quebrou pela primeira vez a barreira de R$ 1 bilhão (US$ 507,6 milhões), no ano passado. Bonadona afirma que essa marca correspondeu a uma expansão de 2,3% em relação ao movimento financeiro de 2008, puxado principalmente pelo bom desempenho dos hotéis econômicos. Esse nicho de mercado, para a empresa, registrou crescimento de 9%, considerando o índice RevPar, que mede a eficiência de um empreendimento ao cruzar o preço da diária média com a taxa de ocupação.

Já as bandeiras Novotel e Mercure, que atuam na hotelaria quatro estrelas, registraram recuo de 2% na RevPar em 2009, em relação ao ano anterior. Os hotéis de luxo da Accor (Sofitel e Pullman), por sua vez, apresentaram expansão de 2% em RevPar na mesma base de comparação. O grupo Accor não divulga resultados financeiros segmentados por país, mas o diretor da América Latina diz que a margem operacional bruta no Brasil passou de 30,7% para 34,4% em 2009. Para 2010, Bonadona espera um aumento de 5% na receita por apartamento. Só em fevereiro, esse índice registrou 15% de expansão, em relação ao mesmo período do ano passado.

Do volume total de investimentos previstos até 2012, a Accor e seus parceiros - o grupo não divulga o nomes dos investidores associados - planejam desembolsar R$ 325 milhões (US$ 180,6 milhões) na América Latina em 2010. Neste ano, apenas no Brasil, serão aplicados R$ 259 milhões (US$ 143,9 milhões), para a inauguração de 16 hotéis. Os R$ 66 milhões (US$ 36,7 milhões) restantes serão desembolsados em outros países da região, com a previsão de lançar um hotel da marca Ibis na Colômbia, outro no Paraguai e dois no Chile.