25/10/13 15h21

Accor estreia nova bandeira no país, o Grand Mercure

Brasil Econômico

Grupo hoteleiro francês pretende inaugurar 20 unidades do hotel no Brasil até 2018, além de outros destinos na América Latina.

Pioneira na difusão de bandeiras econômicas como Fórmula 1 e Íbis no Brasil ao longo das últimas duas década, o grupo hoteleiro Accor agora volta a ajustar o posicionamento em categorias superiores.

Além da expansão da marca Novotel, que ganhará 13 novos endereços no país até 2016, a operadora francesa abriu as portas ontem, em São Paulo, da primeira unidade na América Latina do Grand Mercure, bandeira upscale já presente na Ásia e na Oceania. Nos próximos meses, também estará presente no Rio de Janeiro e em Brasília.

"A autenticidade regional é a primeira característica do Grand Hotel, onde o hóspede terá acesso a um portfólio de arte de acordo com cada região do Brasil, assim como acesso a literatura, comida e bebidas nacionais. Ele também poderá escolher diversos tipos de café gourmet do Brasil, o que é uma experiência que não existe em hotel algum do mundo", explica o franco-lusitano Patrick Mendes, diretor de Operações das marcas upscale & luxury da Accor na América Latina (Mercure, Pullman, MGallery e Grand Mercure).

No campo da nacionalização, os produtos utilizados para o cuidado e bem-estar também são produzidos a partir de ingredientes emblemáticos e colhidos na região.

Apesar da proposta de oferecer ao hóspede uma experiência regionalizada, a arquitetura do hotel carrega um evidente DNA europeu, identificado logo na entrada. A escadaria no melhor estilo neoclássico do salão principal, que remete à belle époque francesa, é na verdade uma herança da proposta do antigo Sofitel, hotel que foi convertido no Grand Mercure.

Com diárias que partem da casa dos R$ 500, o hotel ainda vai oferecer ao hóspede mimos de proposta luxuosa como a escolha da temperatura do ar condicionado no ato da reserva, a seleção do tipo de travesseiro, além de uma recepção com macarons, o típico doce francês. Para completar o portfólio, uma anfitriã será responsável por apresentar as instalações, entre SPA e fitness center, aos clientes de maneira "elegante e informal."

O Grand Mercure, que nesta primeira unidade terá o sobrenome Ibirapuera, chega agora a sua 40ª unidade no mundo. A marca já está presente em Austrália, Nova Zelândia, China, Índia, Indonésia, Cingapura e Tailândia. Até abril de 2014, o Rio de Janeiro, nas proximidades do Riocentro, e Brasília também receberão a nova bandeira. Na América Latina, entre o fim de 2014 e o início de 2015, estão previstas inaugurações nas principais cidades da Argentina, da Colômbia e do México.

"É uma marca que tem características que acreditamos que se encaixam na demanda do mercado brasileiro e latino-americano. A Accor está muito presente no segmento econômico e nós apostamos muito nisso, mas avaliamos que há um espaço interessante também para as marcas de luxo, como é o caso do Grand Mercure", acrescenta Patrick Mendes. Em média, cada unidade tem 200 apartamentos. Para diminuir a capacidade ociosa em épocas de menor demanda, a Accor promete reforçar a comunicação em canais de venda. E o principal deles é a Internet.