27/09/18 12h07

Accenture lança serviços de aceleração para 5G

Portfólio é voltado a CSPs, operadores de rede, fabricantes de dispositivos e operadores de redes móveis não-tradicionais

Computer World

A Accenture anunciou nesta terça-feira (25/9) um conjunto de serviços para acelerar a implantação das redes 5G voltado a provedores de serviços de comunicação (CSPs, ou Communication Service Providers), operadores de rede, fabricantes de dispositivos e operadores de redes móveis não-tradicionais - como operadores de sistemas múltiplos, empresas de software e plataformas para internet e geradores de conteúdo.

A novidade é fruto do trabalho da empresa em colaboração com todas as áreas do setor de telecomunicações a fim de definir os principais entraves à implantação do 5G. Atualmente, as principais dificuldades, segundo a companhia, são: planejamento e viabilidade de espectro, exemplos de utilização e novos modelos de negócios, estratégia de dispositivos, gestão de implantação de rede e complexidade operacional.

Os Serviços de Aceleração do 5G têm o objetivo de ajudar o setor a enfrentar esses desafios e irá voltar seus esforços para as seguintes frentes:

- Estratégia 5G, exemplos de utilização e modelos de negócios
- Inovação em dispositivos
- Abordagem para implantação de rede
- Inovação em arquitetura e em plataformas

A Accenture criou uma série de recursos específicos para aumentar as chances de sucesso na implantação do 5G. Os principais são:

RECURSOS

Estratégia para Inovação de Dispositivo: Apoio na criação da estratégia de dispositivos 5G pós-smartphone, lançando mão da experiência da Accenture em tecnologia wireless, criação de smartphones e outros aparelhos eletrônicos, parcerias abrangentes no setor, diversidade geográfica e experiência no desenvolvimento de softwares embarcados.

Aceleração na Implantação de Redes: Suporte ao cliente na aceleração da execução de suas estratégias de configuração e implantação de redes 5G por meio de um centro de comando inteligente alimentado por analytics e recursos para apoiar a coordenação, processamento e otimização de dados, gestão de parcerias e de força de trabalho de ponta a ponta.

Operação e Manutenção de Redes: Apoio na criação de um novo modelo de operação para a próxima geração de arquitetura de rede com foco na revitalização da rede, analytics, automação e inteligência artificial para simplificar e otimizar operações e atividades na gestão diária da rede.