Absolar lança programa de certificação para empresas do setor solar
Iniciativa, que visa promover as melhores práticas no mercado brasileiro, foi apresentada na Intersolar South America 2022
AbsolarA Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) lançou um programa de certificação das empresas que atuam no setor solar brasileiro. Nomeada “Qualidade ABSOLAR”, a iniciativa foi apresentada oficialmente na abertura da Intersolar South America 2022.
Conforme a entidade, o programa tem o propósito de promover a competitividade saudável a partir das melhores práticas empresariais e elevar os níveis de segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços entregues aos consumidores de energia elétrica.
A certificação terá adesão voluntária das empresas e será destinado às distribuidoras de equipamentos, fabricantes, instaladoras, integradoras, operadoras, projetistas e empresas que oferecem treinamento. Estima-se que o mercado fotovoltaico tenha cerca de 25 mil empresas no País.
A Absolar afirma ter estruturado o programa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza terceiros competentes em certificação a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança.
O programa possui três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos básicos, intermediário e avançado. Para o nível básico, a empresa requerente deve fazer a adesão em até seis meses do início do programa.
No caso do intermediário, a adesão deve ser feita em até 12 meses e, no nível mais completo, a adesão pode ser feita a qualquer momento. O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos.
A Absolar vai disponibilizar ao mercado um site oficial do programa de certificação com todos os detalhamentos, incluindo o funcionamento, listagem de organismos designados e listagem atualizada de empresas certificadas, entre outros, além de manter o canal da Ouvidoria, que funciona desde 2019 para acolhimento e distribuição das tratativas de reclamações de empresas produtoras e consumidores.
O CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, avalia que com a certificação, as empresas ganham um grande diferencial de mercado. “A certificação demonstra solidez e qualidade, bem como eleva a confiança do cliente final, além de contar com a chancela e credibilidade da Absolar.”