20/12/21 11h48

Abrasce projeta alta de 16% nas vendas de Natal nos shoppings

Tíquete médio deve ficar em R$ 219, 11,2% acima do que em 2020

Mercado e Consumo

As vendas nos shoppings no Natal de 2021 devem ter uma alta nominal de 16% na comparação com 2020, chegando a R$ 5,6 bilhões. A projeção se refere às vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro, e foi divulgada nesta sexta-feira, 17, pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). 

O comércio nos shoppings deve resultar em um tíquete médio de R$ 219, o que representa um valor 11,2% maior que os R$ 197 do ano passado e 17,7% superior ao registrado em 2019, quando as vendas médias foram de R$ 186 – sinalizando que a inflação foi sentida pelo setor. 

A expectativa dos shoppings é que o fluxo de pessoas seja 17% superior ao observado em 2020 – naquele momento o setor funcionava com restrições. 

Outros canais

Além das vendas presenciais, os shoppings destacam os seguintes canais de vendas para a data: o marketplace/vendas online (47%), o delivery (43%), drive-thru (34%) e lockers (17%). Segundo a Abrasce, os números demonstram a resiliência e a adaptação do setor a novas ferramentas, que venham agregar ao varejo físico.

Além disso, as seguintes categorias serão destaques de vendas no fim de ano: vestuário (75%), perfumaria e cosméticos (66%), eletrônicos (63%), calçados (60%) e brinquedos (44%).

Em termos de vagas de trabalho, os centros de compras registraram um incremento de 11% ao quadro atual de funcionários. Estima-se que o setor conte com 100 mil trabalhadores a mais no Natal de 2021. 

Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, após quase dois anos de pandemia, os números deste Natal representam não apenas a resiliência do setor, mas um horizonte promissor para 2022. 

“São previsões muito boas para os shoppings e demonstram que a melhora da pandemia, com o avanço da vacinação, aliada à eficiência na gestão dos empreendimentos, têm possibilitado uma recuperação contínua e cada vez mais robusta”, afirma.

fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/12/17/abrasce-projeta-alta-de-16-nas-vendas-de-natal-nos-shoppings-ante-2020/