29/06/23 14h26

ABF Expo reúne mais de 400 empresas do franchising em São Paulo

Feira começou nesta quarta-feira, 28, e vai até sábado, 1º de julho

Diário da Região

Com mais de 400 empresas expositoras, das quais 129 estreantes, os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, estão tomados por uma infinidade de marcas de franquias. Desta quarta-feira, 28, até o próximo sábado, 1º, aqui se respira apenas franchising durante a ABF Expo, a feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF). E, como berço de importantes redes do setor, Rio Preto está representada por pelo menos 25 empresas.

Atualmente, o sistema de franchising está presente em 3.452 municípios, o que representa uma participação de 62% no país, com destaque para o movimento de interiorização. Esse movimento ganha força a partir do modelo das microfranquias – empresas cujo investimento máximo é de R$ 105 mil, mas que, após uma revisão, passará a ser de R$ 135 mil – o que pode ajudar nessa expansão.

“As microfranquias são uma porta de entrada para o franchising, são uma oportunidade de profissionalização de negócios e ainda com baixo investimento”, afirmou Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.

Segundo o presidente da entidade, Tom Moreira Leite, o modelo de microfranquias – que representa 40% dos participantes na feira – permite aproveitar todas as vantagens do segmento.

Dentre eles, o modelo de negócio testado, a força da marca, os métodos e processos de gestão profissionais, etc.”, destacando o faturamento do setor de R$ 218,9 bilhões nos últimos 12 meses, o que representa 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Pesquisa

Uma pesquisa divulgada na abertura do evento revelou os quatro perfis de investidores em franquias. A maior parte (39%) é composta por iniciantes, ou seja, pessoas sem experiência na área. Outros 29% são investidores profissionais, com boa capacidade de investimento e recursos. Há ainda 16% de potenciais investidores - aqueles que ainda estão na fase de pesquisas - e outros 15% que são investidores, ou seja, acreditam na escalabilidade do negócio.

E as razões para investir no setor, segundo Moreira Leite, são principalmente o modelo testado e o suporte oferecido pelo franqueador. Além disso, as pessoas buscam diversificação de renda ou mesmo independência financeira, dependendo do perfil do entrevistado. Foram ouvidas 550 pessoas. “Nossa missão é mostrar como o franchising é capaz de gerar emprego e renda”, disse.

 

Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/economia/nacional/abf-expo-reune-mais-de-400-empresas-do-franchising-em-s-o-paulo-1.1248935