25/10/18 12h08

Aberturas de MEIs na cidade de Itu cresce aproximadamente 30%

Jornal Periscópio

*Daniel Nápoli

No último dia 05 de outubro, foi comemorado o Dia do Empreendedor e pensando nisso, a Serasa realizou um estudo especial, divulgado recentemente, para mostrar a evolução do nascimento de MEIs (Micro Empreendedores Individuais) desde o ano de 2015. Os resultados apontam que a atividade no País cresceu 38% se for comparar o primeiro semestre deste ano com o mesmo período, três anos atrás.

De acordo com o levantamento, 1.033.017 de MEIs surgiram entre janeiro e junho deste ano, contra 748.371 em 2015. Segundo a análise da Serasa Experian, o resultado se dá devido a necessidade do brasileiro quanto a geração de novas fontes de renda e comportamento ativo no mercado, como forma de superar a crise político-econômica.

Diante desses números, o Periscópio esteve em contato com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Itu, Plinio Bernardi Junior, que comentou sobre os números na cidade. “Em 2015, eram 890 MEIs abertas no ano, em 2016, eram 998, no ano passado, foram quase 1.300.Um aumento de mais de 30%. Num momento de crise, você ter 30% a mais de MEIs, isso indica que algum incentivo essas pessoas tiveram”.

Neste ano, até setembro, foram 1.005 MEIs abertas.Plinio credita o crescimento a desburocratização.”Hoje, por meio do via rápido empresas, é muito mais rápido. Antes, não sei o motivo, chegava a levar 120 dias para se abrir uma MEi, hoje, 90% dessas empresas se abre em dois dias. Uma vez regularizada, oficialmente constituída, a pessoa pega um pequeno imposto e o INSS, podendo se aposentar lá na frente, pondera.

O secretário conclui, dizendo que o empenho da administração municipal, desde o ano passado, foi fundamental para os números. “Em minha forma de ver, foi a divulgação que foi feita. A Prefeitura fica buscando essas pessoas o tempo inteiro.Se a pessoa se regularizar, paga um pequeno imposto e possui importantes benefícios”, encerra.