17/04/23 15h10

Abertura de empresas na RPT tem melhor março desde 2011

Desempenho da região acompanha o do Estado de São Paulo, que bateu recorde de abertura de estabelecimentos com mais de 30 mil CNPJs

Liberal

A RPT (Região do Polo Têxtil) abriu 474 empresas em março deste ano. É o melhor resultado no período desde o início da série histórica registrada pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 2011. O número contempla Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

O desempenho da região acompanha o do Estado de São Paulo, que bateu recorde de abertura de estabelecimentos com mais de 30 mil CNPJs (Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica) constituídos em março deste ano, maior número registrado nos últimos 25 anos.

Segundo o professor Paulo Ricardo da Silva Oliveira, economista do Observatório PUC-Campinas, esse crescimento no número de aberturas é um fenômeno recente atribuído a dois fatores. O primeiro deles é a desburocratização pela Jucesp e o segundo, a queda do emprego formal, principalmente na área industrial, que acaba gerando um empreendedorismo na maioria das vezes, ‘forçado’.

Na região, segundo o levantamento, foram 474 empresas abertas nas cinco cidades e 206 fechadas, restando um saldo de 268. Somente em Americana, foram 160 constituições e 56 baixas, gerando saldo de 104. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rafael de Barros, além da já reconhecida vocação empreendedora de Americana, o resultado reforça que a cidade segue forte como destaque econômico regional.

Sumaré foi o segundo município, na região, que mais abriu empresas em março, 108. Na sequência está Hortolândia com 99, Santa Bárbara d’Oeste com 74 e Nova Odessa com 33.

No Estado, os setores que mais registraram processos de constituições em março foram comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (25,62%), atividades administrativas e serviços complementares (12,82%) e atividades profissionais, científicas e técnicas (12,20%). Quanto ao tipo de empresa, 89,76% são do tipo limitada, 8,57% empresário individual, 1,4%, S/A e 0,27%, consórcio.

 

Fonte: https://liberal.com.br/cidades/abertura-de-empresas-na-rpt-tem-melhor-marco-desde-2011-1941146/