04/08/16 15h23

ABDI discute parceria com Câmara de Comércio e Indústria do Japão

ABDI

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, recebeu, nesta quarta-feira (3/8), representantes da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil. Durante o encontro eles discutiram parceria entre as duas instituições para promover competitividade industrial e a capacitação de fornecedores brasileiro da cadeia automotiva. A reunião é desdobramento da visita que o embaixador do Japão Kunia Umeda fez a ABDI na semana passada. 

Guto Ferreira destacou que deseja fortalecer relação com o país asiático. Para isso, a ABDI pretende desenvolver projetos de capacitação profissional, criar modelos de financiamento e intercâmbio entre startups dos dois países visando oferecer soluções inovadores para gargalos da indústria. Ferreira acredita que ao “aproximar startups japoneses e brasileiras, essa parceria pode atender diversas cadeias produtivas e alavancar o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, como robótica’, avalia.  “ Precisamos unir a experiência e disciplina japonesa com a criatividade brasileira para renovar nossos laços’, disse.  

Fujiyoshi Hirata, secretário geral da Câmara de Comércio Japonesa disse que o Brasil possui um enorme potencial para atrair empresas de seu país, sobretudo, pequenas e médias.   Hirata explicou que o Japão tem interesse em capacitar fornecedores brasileiros e modernizar equipamentos do setor automotivo para melhorar o nível tecnológico e a competitividade visando atender empresas japonesas que atuam no Brasil.  “ Acreditamos que a capacitação da mão de obra pode contribuir para aumento da competitividade e estamos estimulados a trabalhar em parceria com a ABDI para apoiar iniciativas nesse sentido”, afirmou Hirata. 

O encontro contou com a participação do embaixador João Mendonça, chefe da Assessoria Internacional da ABDI; Leonardo Reisman, assessor de Relações Institucionais; e da chefe de Gabinete da Presidência, Tainá Serra Pimentel. A delegação japonesa chefiada por Hirata era composta pelo ministro Yoshitaka Hoshino; Conselheiro Kazuaki Kobayashi; Atushi Sakurai vice-presidente, da Comissão de Relações Institucionais; Sr. Hiroyuki Amaya, assessor da Comissão das Relações Institucionais; Akinori Yoshida, pesquisador da Comissão das Relações Institucionais; Hiromi Furumoto, chefe do grupo de trabalho da área de Tributaria e dos assessores Sachiko KaiedaYamagami.